Baile marca aniversário da Base do Calabar

0

As jovens Estefane Pires e Isis Santos, que completam 15 anos em 2013, nunca vivenciaram nada igual. Contempladas no projeto ‘Dia de Princesa’, como parte das comemorações dos dois anos da Base Comunitária de Segurança do Calabar – a primeira instalada em Salvador –, elas participaram na noite desta quinta-feira (16) da festa de debutantes realizada pela Policia Militar, em parceria com a comunidade. O baile foi realizado na quadra de esportes do bairro, onde as debutantes dançaram a tradicional valsa.

Ao lado de oito amigas, elas estavam acompanhadas pelos policiais militares que atuam na unidade do Calabar. Para Jacira Vieira Pires, mãe de Estefane, ver a filha dançar a valsa, ao lado das amigas, passa no imaginário de muitas meninas e de muitas mães. “Sou doméstica e nunca teria condições de fazer uma festa como essa, tão linda. Ver minha filha assim, e ainda dançar valsa, é algo que sonhava, mas nunca pensei que fosse realizar”.

Segundo a comandante da base comunitária de segurança, capitã Maria Oliveira, ações como esta resultam da parceria entre a Policia Militar e os moradores. “Estamos promovendo o ‘Dia de Princesa’, mostrando que a integração com a comunidade existe. Também promovemos ações em datas como o Dia das Crianças, o Dia das Mães e o Dia dos Pais, e os resultados são positivos, a exemplo da redução do número de homicídios”. Ela informou que há 460 dias não há registro deste tipo de crime no bairro.

Além de programações recreativas em datas especiais e contribuir na redução dos índices de violência na comunidade, a base oferece programas de qualificação profissional e atividades físicas. Na unidade, um Centro Digital de Cidadania, que dispõe de computadores ligados à internet, possibilita aos moradores fazer curso de informática, acessar a rede e realizar trabalhos escolares.

Apoio de ONGs e da população

As bases comunitárias fazem parte do programa estadual Pacto pela Vida – o trabalho tem apoio de organizações não governamentais (ONGs) e da população. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, que esteve presente no evento, “são dois anos da implantação da primeira base [comunitária de segurança] em Salvador e, com as experiências do trabalho realizado aqui, conseguimos levar o projeto a outros locais. Hoje estamos com 12 bases, inclusive em municípios como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna”. Para ele, “estas experiências são muito importantes e temos muito a comemorar”.

A programação festiva incluiu apresentação de um vídeo institucional com as atividades realizadas no bairro. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, também esteve presente no evento, que prestou homenagem ao policial militar Elington Rodrigues, ao pastor Marthos Esteves e à moradora Cintia Santana pelo apoio ao trabalho realizado na comunidade de forma integrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here