Prefeitura de Itaberaba inaugurará no dia 3 o Complexo Municipal de Qualificação Profissional e Social

0

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, entregará nesta quarta-feira (3), às 19 horas, mais um empreendimento que beneficiará a população do município. Trata-se da inauguração do Complexo Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS), que funcionará na rua Praxedes Andrade, número 12.

Ele será o maior complexo municipal de qualificação profissional e social do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina. O Complexo atuará na educação socioprofissional em diversos serviços, articulados aos programas que compõem o Plano Municipal Brasil Sem Miséria no eixo de geração de emprego e renda através de programas de qualificação social e profissional, programas de economia solidária, e programas de microcrédito produtivo.

Com a implantação do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO), a gestão “Juntos Fazemos Melhor” visa reordenar os serviços, incrementando as ações desenvolvidas, desde 1967, pelo Instituto Industrial Visconde de Mauá.

O novo complexo reúne as ofertas para a qualificação profissional e intermediária de mão-de-obra, visando empregar os usuários com carteira de trabalho e previdência, de apoio a microemprendedores individuais. Isso acontecerá por meio da formalização da atividade, com assistência técnica e acesso ao micro crédito produtivo orientado, e de fomento às cooperativas, autogestão e empreendimentos solidários.

Laboratórios pedagógicos – Para melhor atender os beneficiários do Programa Bolsa Família e comunidade externa serão implantados quatro laboratórios pedagógicos: Laboratório Beleza Viva, Laboratório de Corte e Costura, Laboratório de Artesanato Reciclável, e Laboratório de Culinária.

O Laboratório Beleza Viva terá diversas opções, a exemplo de oficina de corte e escova, oficina de relaxamento e pintura, oficina de luzes e mechas, oficina de manicure e pedicure, oficina de massagem corporal, e oficina de depilação. Já o Laboratório de Corte e Costura oferecerá oficinas com serviços de corte, costura, modelagem e acabamento em diversos tipos de tecidos.

Laboratório de Artesanato Reciclável, oferecendo oficina de pintura em tecido, vidro e tela, oficina de bordado a mão e à máquina. Laboratório de Culinária – O curso apresenta técnicas para o preparo de pratos típicos da culinária, pratos leves e saudáveis; higiene na manipulação de alimentos; preparação de pratos tradicionais da gastronomia brasileira; temperos e condimentos típicos adequados à gastronomia brasileira.

Objetivos do Laboratório Pedagógico – Três são as metas. A primeira é oportunizar aos beneficiários dos programas socioassistenciais situações práticas relacionadas aos diversos tipos de formação profissional, bem como a compreensão da aplicação pedagógica dos mesmos, conscientizando-o da necessidade de adquirir uma formação técnica profissionalizante.

A segunda é promover o intercâmbio entre beneficiários, comunidades e monitores de diferentes áreas – artesanal, gastronomia e estética -, possibilitando a troca de experiências e reflexões sobre questões profissionais pertinentes aos cursos. A terceira é contribuir para a formação profissional dos usuários do serviço, com a criação de seis Laboratórios Pedagógicos e uma Loja Social, além de um Centro Digital de Cidadania; e uma unidade do CredBahia

Programa de Qualificação Social – A qualificação profissional é um dos direitos assegurados pela Prefeitura Municipal de Itaberaba, juntamente com o Governo Federal para os trabalhadores desempregados e subempregados. Os trabalhadores recebem treinamento de curto prazo com o objetivo de melhorarem suas condições de vida.

As pessoas que podem participar são os trabalhadores com escolaridade inferior ao segundo grau completo, os de etnia afro-brasileira e indígena, além de outras minorias étnicas, pessoas com deficiência, beneficiários do Programa Bolsa Família, e chefes de família, especialmente mulheres e jovens.

Programas de economia solidária – É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não no capital. Tem base associativista e cooperativista e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços.

Seguindo essa proposta, a Prefeitura incrementa essa política instalando uma Loja Social, onde serão vendidos os itens criados por artesãos – com foco no reaproveitamento e reciclagem de materiais. Esta loja é o maior espaço municipal do Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário, que visa dar oportunidade a exposição das produções artesanais.

Já o Programa de Microcrédito Produtivo – parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Itaberaba – tem a finalidade de apoiar o pequeno empreendedor, em parceria com instituições financeiras e organizações da sociedade civil.

Credibahia Itaberaba – O Programa de Micro-crédito do Governo do Estado da Bahia, operacionalizado pela Secretaria estadual do trabalho (SETRE) e Desenbahia, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Itaberaba, também passará a funcionar dentro do CMQPS.

O objetivo do programa é dar acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada aos empreendedores de pequenas unidades produtivas, com juros abaixo do mercado, estimulando assim a geração de trabalho e renda. Entre eles, a Confecção de vestiários comemorativos, Decorações de praças públicas, Confecções de lembrancinhas comemorativas, e Confecções de artigos natalinos

Divulgação nas redes sociais – O Centro Digital e Cidadania – CDC / Visconde de Mauá também funcionará no Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS), e tem como diretrizes possibilitar aos usuários o acesso gratuito a uma série de oportunidades, através da tecnologia da informação e comunicação.

Entre os serviços oferecidos: Denúncia Fiscal, IPVA, DAE para Pagamento, Nota Fiscal Avulsa, Serviços para o Micro Empreendedor Individual (MEI), Certidão Negativa de Tributos, Declarações (entrega das DMA, DMD, DME e DPD); Documentos Necessários, Perguntas e Respostas sobre os serviços, Serviços Cadastrais, ECF – Emissor de Cupom Fiscal, AIDF.

Também, Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, NFE – Nota Fiscal Eletrônica, Consulta a processos, Consulta à Arrecadação dos Municípios, Consulta ao Repasse aos Municípios, Legislação Tributária, Realizar pesquisas na internet, Acessar redes sociais, Criar um endereço eletrônico para enviar e receber mensagens pelo e-mail, e Elaborar e enviar currículos. O usuário também poderá utilizar o computador para confeccionar documentos de texto ou materiais gráficos como cartões, avisos, cartazes e folders.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here