Turistas são lesados por golpista holandês

0

O estelionatário holandês Robert van Zanten, 45 anos, acusado de lesar pelo menos sete turistas que pretendiam veranear em Porto Seguro, foi preso, na quarta-feira (8), por uma equipe de policiais civis e militares de Esplanada. Natural de Amsterdan, Van Zanten estava hospedado, com a filha de três anos, num hotel no centro da cidade, onde pretendia ingressar no ramo de compra e venda de imóveis.

Investigado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), de Porto Seguro, por oferecer, em sites especializados de anúncios gratuitos, o aluguel de casas por temporada ou estabelecimentos comerciais fictícios, ele se utilizava de vários nomes falsos, como Robbie Graus, Frenk Govers e Klaus Bierhoff, para aplicar os golpes, sempre contra turistas de outros estados.

O titular da Deltur, delegado Ricardo Feitosa, responsável pela investigação, acredita que mais de 10 pessoas tenham sido lesadas por Van Zanten. Explicou que o golpista fotografava imóveis bonitos da cidade, anunciava nos sites de classificados e se apresentava como o corretor. Através de mensagens eletrônicas e contatos telefônicos, convencia as vítimas a pagarem antecipadamente parte do valor das locações como garantia para firmar os contratos (falsos), que posteriormente enviava por e-mail. “As vítimas eram induzidas a fazer depósitos bancários em contas que o estelionatário indicava”, explica o delegado.

Residente em Porto Seguro há mais de cinco anos, ele fugiu da cidade em dezembro de 2012, levando consigo a filha de três anos sem o consentimento da mãe, sua ex-companheira. Desde então, passou pelos municípios baianos de Gandu, Ilhéus e Itabuna e até Pirambu, em Sergipe. Em todos os locais, hospedava-se com a criança num hotel e dava prosseguimento às fraudes utilizando a internet. “Passamos a acompanhar seus deslocamentos até localizá-lo em Esplanada”, afirmou Ricardo Feitosa.

Uma equipe de investigadores da Deltur já foi buscar o estelionatário, com um mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Crime de Porto Seguro. Sua filha de três anos permanecerá em Esplanada sob a guarda temporária do Conselho Tutelar e passará por exames para constatar se sofreu maus tratos. Um veículo GM Celta, de quatro portas, com restrição de roubo, utilizado por ele em suas viagens, foi apreendido. Robert van Zanten será encaminhado ao Presídio de Eunápolis, onde permanecerá  à disposição da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here