Após seis dias, incêndio na Chapada Diamantina é controlado

0

Parte do incêndio que há seis dias atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina já foi extinto. Os brigadistas conseguiram eliminar o fogo que havia se alastrado na região do Gerais do Vieira, próximo ao Vale do Capão.

O incêndio próximo ao município de Andaraí foi controlado, porém, o fogo persiste em uma região de difícil acesso e constituída por fendas, conhecida como Garapa.

link-zap
Loading...

RTEmagicC_controle_chapada.jpg
De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella, o incêndio foi provocado por ação humana, mas a motivação ainda é desconhecida.

Um outro incêndio também atingiu uma área próxima à cidade de Mucugê no sábado (12). Combatido por equipes do Ibama, o fogo foi controlado no domingo (13).

Segundo Casella, os três episódios atingiram cerca de 4.900 hectares do parque. O número é inferior aos nove mil hectares divulgado anteriormente e pôde ser constatado após um sobrevoo pela região.
Para auxiliar os 140 brigadistas que atuaram no controle do incêndio, dois aviões do ICMBio de Brasília e um helicóptero do governo do estado foram deslocados para a região.

“A aeronaves chegaram junto com a ajuda do clima. Ontem teve neblina e garoa, o que facilita a ação. Estamos felizes de conseguir ter avançado no dia em que o parque completa 30 anos”, disse Casella.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here