Bahia disputa torneios das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude

0

Os 82 atletas que compõe a delegação baiana dos esportes coletivos já estão em Curitiba (PR) local onde estão sendo disputados, até o dia 21 de setembro, os Jogos Escolares da Juventude para estudantes atletas de 12 a 14 anos. Encerradas as modalidades individuais, quando a Bahia conquistou três medalhas – duas de bronze e uma de prata –, começaram a disputar no último domingo (17), os jogos das modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei (masculino e feminino).

A Bahia está representada por cinco escolas privadas, sendo uma de Juazeiro, e uma escola pública de Salvador. No futsal masculino e feminino (Colégio Integral); vôlei feminino e masculino (Colégio Módulo); basquete masculino (Colégio Salesiano) e feminino (Colégio Estadual Edson Carneiro); handebol masculino (Colégio Geo de Juazeiro) e feminino (Colégio São José).

As modalidades coletivas são disputadas em três divisões. De domingo a terça-feira, as equipes se confrontam dentro dos seus grupos e os classificados fazem as semifinais na quarta (20), na quinta-feira (21) as finais. Na capital paranaense, apenas o futsal masculino e feminino da Bahia estão na primeira divisão do torneio. As demais modalidades disputam a terceira divisão. Os finalistas conquistam o acesso à segunda divisão.

Toda a delegação, tanto dos jogos individuais quanto coletivos – viajam com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), que realizou a seletiva baiana e fretou avião para garantir mais conforto e agilidade no traslado das duas delegações, que totalizam 180 pessoas, entre atletas, oficiais, fisioterapeuta, jornalistas, técnicos e professores.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude tem organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Rede Globo. É considerado o maior evento esportivo estudantil do país e responsável pela revelação de atletas olímpicos, a exemplo das judocas Sarah Menezes (medalha de ouro na Olimpíada de Londres/2012) e Rafaela Silva (medalha de ouro Rio 2016).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here