Cidades baianas recebem “Selo Município Aprovado” da UNICEF

3

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu a 33 municípios da Bahia, o Selo Município Aprovado. O prêmio, que reconhece internacionalmente os avanços relacionados à melhoria da vida de crianças e adolescentes, foi concedido nesta quinta-feira (29), em Brasília.

De acordo com o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, que representou o governador Jaques Wagner na cerimônia, além dos municípios agraciados com o Selo, outros 77 cumpriram todas as ações programadas pelo Unicef. “Dos 14 indicadores selecionados para acompanhamento da estratégia, 12 foram cumpridos, melhorando consideravelmente a qualidade de vida das crianças e adolescentes que vivem no semiárido”, destaca Gabrielli.



Entre os indicadores que melhoraram seus resultados, o secretário destaca a redução da mortalidade infantil, da gravidez na adolescência e do percentual de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados, além da ampliação dos domicílios com abastecimento de água para consumo humano, o número de crianças de até um ano com registro civil e a taxa de adolescentes matriculados no ensino médio.

Os 204 prefeitos baianos que participaram do projeto tiveram que assinar um termo de adesão junto ao Unicef e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, designaram um funcionário da sua equipe para organizar os processos de capacitação no sentido de assegurar a prioridade aos direitos da infância a partir de três eixos. São eles: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Os municípios premiados foram: Banzaê; Barra da Estiva; Barrocas; Brejolândia; Caetité; Campo Formoso; Caturama; Iaçu; Ipupiara; Irará; Itiúba; João Dourado; Juazeiro; Lagoa Real; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Marcionílio Souza; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Muquém de São Francisco; Nova Fátima; Paramirim; Paulo Afonso; Pé de Serra; Pindobaçu; Pintadas; Presidente Dutra; São Domingos; Serra Dourada; Souto Soares; Uibaí e Valente.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here