Detran-BA capacita instrutores para formação de condutores surdos

0

Surdos que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) já podem contar com profissionais preparados para se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma iniciativa capacitou 44 instrutores de direção para formar condutores surdos.

O instrutor Clayton Ferreira participou da capacitação. Com 10 anos de experiência na formação de novos motoristas, ele está empolgado com o trabalho que fará com os condutores surdos. “Eu só tenho a agradecer, uma vez que a gente está acolhendo um público que, historicamente, foi muito segregado”, afirma o profissional, que acredita que surdos têm vantagens em relação os ouvintes. “Esse primeiro grupo está vindo com uma garra muito grande e são pessoas que naturalmente têm um senso de percepção visual muito apurado”, completa.

Parceira da iniciativa, a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), foi a responsável por encaminhar 22 jovens surdos que formam a primeira turma da iniciativa. Um deles é a assistente de Recursos Humanos Ruth Oliveira. Ela conta que teve dificuldade de encontrar autoescola que oferecesse tradutor de Libras. A oportunidade foi a chance que ela precisava para tirar a primeira habilitação gratuitamente e com o apoio de tradutores.

Durante o curso, os alunos contam com professores capacitados em Libras tanto na fase teórica, quanto na prática. De acordo com a resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os surdos têm direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A legislação determina que eles conduzam veículos identificados com o adesivo internacional de surdez, com o objetivo de alertar os demais motoristas e garantir a segurança no tráfego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here