Ex-diretor geral da Fundac, Carlos Formigli morre em Salvador

0

O ex–diretor geral da Fundação da Criança e do Adoelscente (Fundac) Manoel Carlos Formigli Souza morreu na tarde de sexta-feira (7), em Salvador.

A notícia continua após esta Publicidade

Em nota de pesar divulgada, a Fundac se solidarizou com os familiares, amigos e todos que conviveram com ele, nas esferas profissional e pessoal. A causa da morte não foi informada.

A missa de Corpo Presente, segundo a Fundac, acontecerá neste sábado (8), às 15h30, na capela E, no cemitério Jardim da Saudade, e a cerimônia de cremação, às 16h.

Formigli, ou Professor Carlos Formigli, como era carinhosamente chamado, esteve a frente da Fundac entre 1991 e 2007. A Fundac é o órgão responsável pela gestão da política de atendimento ao adolescente em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado da Bahia. Acolhe adolescentes entre 12 e 21 anos incompletos, realizando o atendimento socioeducativo.

Era filósofo e teólogo pela Universidade Gregorian de Roma, na Itália, e pós-graduado em Ciência Humanas e Sociais pela Faculdade Católica de Lillie, França.

Foi co-fundador do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad).

Em novembro de 2018, durante o seminário Sistema Socioeducativo na Bahias, Formilgli recebeu uma homenagem da diretora-geral da Fundac, Regina Affonso Formigli.

Em dezembro do mesmo ano, ele participou da formatura de 27 adolescentes que concluíram ensino fundamental na Escola Municipal Carlos Formigli, cujo anexo funciona dentro da Case Salvador, quando defendeu a educação como principal ferramenta para a transformação da vida dos adolescentes e jovens.

“Incansável defensor dos direitos de crianças e adolescentes na Bahia e no Brasil e vai deixar um legado de trabalho e perseverança na defesa dos direitos humanos, por uma sociedade mais justa e igualitária e na construção do Sistema Socioeducativo no Brasil”, disse Regina, por meio de nota enviada à imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here