Mais de 15 municípios do Norte da Bahia formam terceiro consórcio de saúde do estado

0

O governador Rui Costa, prefeitos e representantes de 16 municípios da região Norte do estado assinaram, na tarde desta terça-feira (1º), protocolo de intenções para constituição do Consórcio de Saúde na região de Irecê. A cerimônia, realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, marca a iniciativa que vai ampliar o atendimento dos serviços de saúde no interior e levar atendimento e mais comodidade para o povo baiano.

Os consórcios foram criados para regionalizar serviços como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de hospitais municipais, para que os procedimentos médicos, incluindo média e alta complexidade, possam ser realizados no interior, sem a necessidade do deslocamento para a capital ou para os grandes centros.
1449000321MANU5441
Para o governador, a assinatura desses consórcios está reescrevendo a história da saúde e também do estado. “Nós estamos substituindo o modelo antigo de que as administrações municipais cuidam sozinhas de seus hospitais, por um sistema de cooperação. Entendemos que para atender às necessidades da saúde precisamos agir e trabalhar de maneira integrada e regional. Esse é um conceito de solução regionalizada para os problemas da saúde, principalmente os mais complexos. Estamos criando esse ambiente de compartilhamento de infraestruturas e o Estado da Bahia vai, junto com as prefeituras, cuidar dos baianos”, falou Rui. Além disso, o governador ainda falou sobre a economia em deslocamento e hospedagem dos pacientes, sem falar na comodidade para essas pessoas que não precisarão se deslocar.

Este é o terceiro consórcio da Bahia e inclui as cidades de Irecê, América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dultra, São Gabriel e Uibaí. Os dois primeiros foram assinados no dia 19 de novembro, por municípios da região de Jequié e no dia 5 de novembro, na região do extremo sul da Bahia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here