Mais um garimpeiro morre em acidente na Serra de Carnaíba (BA)

0

Um homem morreu na tarde de segunda-feira (21), na Serra de Carnaíba, a 20 km do município baiano de Pindobaçu, região norte da Bahia, ao cair de um carro usado no garimpo. De acordo com o delegado substituto do município, Delmar Bittencourt, a vítima caiu de uma altura de aproximadamente 120 metros e seu corpo não tinha sido retirado do local até o fim da manhã desta terça-feira (22).

“Ele teve uma queda livre, ainda estamos apurando se foi erro do operador ou se foi falha no equipamento. Informações iniciais de testemunhas sinalizam que ele usava equipamentos de segurança, mas ainda estamos apurando”, diz o delegado.

O apoio do Corpo de Bombeiros de Juazeiro foi solicitado para fazer o resgate do corpo, que está submerso na água, de acordo com Bittencourt. Equipes da polícia civil e da perícia foram deslocadas para a região do acidente.

Há um mês, no dia 21 de abril, cinco trabalhadores morreram  em um garimpo também localizado na Serra do Carnaíba. Na ocasião, os trabalhadores morreram depois que o cabo de aço que sustentava um equipamento partiu e eles caíram cerca de 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares. De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, as causas do acidente ainda estão sendo avaliadas e o relatório da perícia está na fase final de elaboração.

Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase 100 garimpos. O trabalho de extração das pedras preciosas é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança. Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here