Policia mata seis durante operação em Salvador

0

A polícia matou seis pessoas e prendeu nove durante uma operação nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, na manhã desta sexta-feira (7). Cerca de 300 policiais civis e militares participaram da ação, que começou por volta das 3h.

A área também será ocupada pelos próximos dias pela PM, informou José Alves de Bezerra, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “A ocupação será mantida hoje e durante todo o fim de semana. Iniciou sem prazo para ser concluída”, afirmou o diretor.


RTEmagicC_Valeria9.jpg
O motivo da operação seria as últimas mortes ocorridas na região – entre elas a chacina que envolveu as mortes do sargento Osvaldo Costa Filho, 49 anos, e do filho dele, Railander da Silva Conceição, 24 anos, além dos episódios das morte do comerciante Edgar da Lima Filho e a morte de dois adolescente de 17 e 13 anos, no dia 23 de julho.

A quantidade de mandados de busca e apreensão que serão cumpridos durante a ação ainda não foi divulgada pela polícia. Entre as nove pessoas detidas para averiguação até às 10h de hoje estão duas mulheres e um adolescente de 16 anos, que foi apreendido em casa, enquanto dormia. A mãe do jovem entrou em desespero e precisou ser amparada pelos amigos.
97b15c9afd
Seis morreram em confrontos na operação
Além das nove pessoas presas, seis homens foram mortos em confronto com a polícia durante a operação. De acordo com o posto de Polícia Civil do Hospital do Subúrbio, os suspeitos teriam mandados de prisão em aberto e trocaram tiros com a polícia.

O comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe), no entanto, só identificou uma das vítimas. “Um meliante de nome Lucas faleceu em confronto com a polícia”, disse o major Elson Pereira, comandante da 19ª CIPM, em entrevista ao CORREIO. O rapaz, Lucas Santos Cruz, de 23 anos, tinha mandado de prisão contra ele, e morava no Jardim Valéria. O corpo dele foi reconhecido pela irmã no hospital.

Os dois primeiros suspeitos foram mortos em um confronto na localidade do Iraque, por volta das 6h. De acordo com a polícia, a dupla reagiu ao ser presa, e trocou tiros com policiais da Rondas Especiais (Rondesp/BTS). A dupla é suspeita de expulsar moradores da região da Lagoa da Paixão para transformar o local em um ponto de tráfico.

Já os outros quatro suspeitos foram mortos em um outro confronto, ainda na localidade do Iraque, algumas horas após o primeiro. O grupo estava atrás da fábrica da Tidelli quando reagiu à voz de prisão dada pela Polícia Militar.

Eles tentaram fugir por um matagal e foram perseguidos por policiais do Bope, da Polícia Civil e por um helicóptero da Graer, que monitorou a tentativa de fuga. Ainda na versão da polícia, houve confronto, os suspeitos foram baleados e socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Com o grupo foram apreendidos uma quantia de R$ 1.000, uma pistola de calibre 40, dois revólveres de calibre 38, um revólver calibre 32 e uma quantidade de crack que ainda não foi divulgada pela polícia, assim como aparelhos de som roubados de veículos.

Lucas está entre os suspeitos mortos durante o segundo confronto, assim como Rato e Pinha. Os corpos das vítimas estão no Hospital do Subúrbio, e serão encaminhados posteriormente para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador.

Bairros permanecerão ocupados durante o final de semana; coletiva vai divulgar resultado
Muitos tiros foram ouvidos na área desde o início da operação, ainda de madrugada. Os bairros de Fazenda Coutos e Valéria permanecerão ocupados durante o fim de semana, e os suspeitos detidos serão conduzidos à sede do DHPP.

“A polícia vai permanecer na área durante estes próximos dias para realizar a manutenção da ordem, e não há previsão de quando vai sair”, revelou o major Pereira. No local estão equipes da Rondesp, Bope, 19ª CIPM, 31ª CIPM (Valéria).

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, um balanço será divulgado ainda nesta sexta-feira. Havia previsão de realização de uma entrevista coletiva, mas ela não foi confirmada.
RTEmagicC_ea9d3de4ab.jpg
Estatuto da Katiara, clima de insegurança e toque de recolher: bairro vive em temor
Os moradores dos bairros estão com medo, e preferiram não falar com a imprensa. O clima de insegurança no bairro é grande desde que uma chacina na Nova Brasília de Valéria, no dia 26 de julho, matou um sargento da PM, o filho dele e mais duas pessoas.

Esta semana, boatos de um toque de recolher fizeram com que os ônibus fossem recolhidos e deixassem de circular em Nova Brasília de Valéria, só retornando no dia seguinte. A morte de duas pessoas pela Polícia Militar no dia 3 de agosto – segundo informações da Central de Polícia, se tratam de suspeitos de tráfico de drogas que receberam viaturas da Rondesp a tiros – deu origem a boatos de retaliação.

O local seria regido por uma facção que obedece ao Estatuto da Katiara. O texto estabelece diversas diretrizes que devem ser seguidas pelos membros da facção – desde critérios para novos membros até regras para empréstimos, luto, caixinha mensal e até ajuda às famílias.

A Katiara, que controla o tráfico em diversos municípios do Recôncavo, é liderada por Adílson Souza Lima, o Roceirinho, que está preso desde 2012, mas, segundo a polícia, controlava, de dentro do presídio de Serrinha, no Centro-Norte do estado, o tráfico em Maragojipe, Salinas da Margarida, Itaparica, Nazaré das Farinhas, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, no Recôncavo.

Desde maio, o traficante se encontra no presídio federal de Campo Grande (MS). Em Salvador, Roceirinho domina parte do bairro de Valéria, Águas Claras e Lobato.
RTEmagicC_a977d726ab.jpg

O texto de introdução do Estatuto da Katiara diz que o documento foi idealizado por três integrantes, chamados de “irmãos 33, 01, 35” e que o já criado Primeiro Comando do Recôncavo passava a se chamar Katiara a partir de 16 de outubro de 2013, em “prol de trazer uma nova imagem com transparência e verdade para fortalecer o crime no estado da Bahia”.

A todo momento, o grupo de criminosos se intitula uma facção e segue os moldes de outras organizações criminosas do país, com quem mantém laços estreitos: a A.D.A (Amigos dos Amigos), a maior do Rio de Janeiro, e o PCC (Primeiro Comando da Capital), em São Paulo.

Em dezembro, depois da morte do traficante conhecido como Mamano, o número 3 da Katiara, o bairro viveu uma onda de protestos, com três ônibus incendiados. Na época, moradores de Nova Brasília também ficaram sem coletivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here