Rio Paraguaçu está em “situação de alerta”

1

O rio Paraguaçu tem 614 quilômetros de extensão. Dele dependem 2,3 milhões de baianos em 86 municípios. É responsável também por 60% do abastecimento de água em Salvador e região metropolitana.

Mas a “caixa d’água” da capital, como a bacia do Paraguaçu é chamada, está ameaçada: uma série de degradações deixou o rio em “situação de alerta”.

Quem dispara este aviso são estudiosos, pesquisadores, lavradores e moradores  do Alto do Paraguaçu, área da Chapada Diamantina que reúne, em 16 municípios, as nascentes que formam o rio e muitos dos seus afluentes.

O problema é que, na região da Chapada, as chuvas têm reduzido ano a ano. Desmatamentos, incêndios florestais, assoreamento dos cursos d’água e destruição da mata ciliar têm contribuído para a redução do volume do rio.

rio2

Para evitar situações futuras como a enfrentada em São Paulo, onde o sistema Cantareira, que abastece a capital e outras 12 cidades, teve a maior redução do volume de água, eles alertam que são necessárias ações de restauração ecológica e conservação.

“É um problema muito sério. A gente precisa agir para não passar pelo que São Paulo está passando. É o rio que abastece Salvador. Não está no nível como São Paulo, mas se não quiser passar pelo perrengue paulista, a sociedade baiana tem que acordar para o rio Paraguaçu”, afirma o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Luiz Antônio Ferraro.


Faltam estudos

No entanto, não há detalhamento sobre a atual situação do rio. Não se sabe, por exemplo, qual a redução de volume que o Paraguaçu tem sofrido e nem quantas nascentes já secaram. A alegação é que faltam estudos.

“A gente não tem projeções exatas. Sabemos que aumentou a demanda e a oferta de água tem reduzido. É o acumulo progressivo de pequenos danos. Num cenário pior, a gente pode ter risco de abastecimento. Não fazendo nada, o cenário não será bom”, acrescenta. Segundo o superintendente, um plano da Bacia do Paraguaçu, que ainda está sendo construído, deve apresentar esses números.

“A situação hoje é de alerta que, se não preservar no futuro, a gente pode chegar a uma situação semelhante à São Paulo. São 2,3 milhões de habitantes que dependem dessa água, o que representa 17% da população baiana”, acrescenta o coordenador do projeto Semeando Águas no Paraguaçu, Rogério Mucugê.

Patrocinada pela Petrobras com aporte de R$ 2,9 milhões, a iniciativa é executada pela ONG Conservação Internacional, que atua na área ambiental em 40 países, em parceria com a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inema).

“Nas nascentes, ocorre historicamente a degradação ambiental, desmatamento histórico para a produção agrícola, queimadas. Nos últimos dez anos, muitas delas secaram. Mas não é só revitalizar a nascente. Precisa revitalizar os afluentes também”, afirma.

Um dos objetivos principais do projeto é traçar, até o final de 2015, um mapeamento que possibilite, em uma escala mais detalhada, verificar as áreas degradadas que necessitam de intervenção com maior urgência e as nascentes que compõem o rio, além de uma modelagem hídrica para verificar a situação da água em termos quantitativos.

O mapeamento é feito com imagens de satélites que conseguem mostrar as diferenciações de relevo, as declividades e, assim, identificam as nascentes. O estudo foca a região das nascentes do rio e seus afluentes no Alto do Paraguaçu, de Barra da Estiva a Morro do Chapéu.

“Não existem muitos estudos sobre o Paraguaçu. O último mapeamento foi feito em 1972. O nosso deve ficar pronto até janeiro de 2015”, completa Rogério.

1 COMENTÁRIO

  1. No congresso da ‘ENTER” da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia a pouco mais de três anos em Salvador, já
    debatiamos sobre isto exaustivamente por três dias sobre
    esta questão da “BACIA DO PARAGUASSÚ”,na oportunidade de-
    fendi imperiosamente a necessidade de transforma-se o nos-
    so rio em um “RIO GENUINAMENTE DOMESTICO”,fato que foi de-
    batida esta questão tão importante para nossa região,tive o
    apoio inconteste de toda a plenária inclusive do companhei-
    ro da EBDA-ITABERABA Cézar fulgêncio,fato este que fui es-
    colhido RELATÔR DA COMISSÃO que trata do abastecimento de agua para a Bahia,encontra-se tudo registrado e aprovado na
    Secretaria de Agricultura e já sentimos estes efeitos prin-
    cipalmente nas inúmeras suspensões de bombas e motores no
    longo do rio,assim como também as suspensões de “OUTORGAS
    D¨AGUA”de forma substanciais,só resta agora o devido cum –
    primento deste TAC-TÊRMO DE AJUSTE DE CONDUTA por parte do
    Govêrno,gostaria de salientar que tivemos apoio total dos
    municipios da Região Metropolitana de Salvador,do Reconca-
    vo Bahiano,Piemonte,Chapada e Região de Feira de Santana.
    esteve presente na aprovação de todas as proposta o Gover-
    nador JAQUES WAGNER,o Secretario de Govêrno RUI COSTA,o SE
    cretario de Agricultura Eduardo Sales e o Secretario de A-
    gua Saneamento.PROF.RUZINHO-Coordenador de MEIO-AMBIENTE e
    RECURSOS HÍDRICOS-ITABERABA-BAHIA-TEL-(075)9125-4265.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here