Ações educativas do Detran alcançaram mais de 10 mil pessoas em 2015

0
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) apresentou o balanço anual das ações educativas realizadas em Salvador e no interior do estado, nesta terça-feira (22). Nos cursos de capacitação oferecidos a agentes de trânsito, mototaxistas, taxistas e condutores de transporte de passageiros e de cargas perigosas, 1.650 profissionais foram beneficiados. Na formação de motoristas, 1.575 pessoas de baixa renda tiveram acesso ao curso gratuito para a primeira habilitação. O órgão promoveu também 155 palestras sobre segurança no trânsito em instituições públicas e privadas, que tiveram 7.650 espectadores. O Detran registrou um total de 10.875 pessoas alcançadas pelas atividades educativas em 2015.
 image_gallery (1)
Os resultados foram conquistados por meio da reestruturação da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que passou por reforma nas instalações físicas, ganhou novos instrutores e ampliou o número de cursos. Três municípios foram atendidos com unidades da escola: Camaçari, Feira de Santana e Irecê. Houve ainda a oferta de cursos itinerantes em Esplanada, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Eunápolis, Brejões, Valença, Jequié, Luís Eduardo Magalhães e Senhor do Bonfim. A unidade móvel da Eptran percorreu dezenas de localidades, levando noções de trânsito a estudantes de escolas públicas.
Campanhas
Este ano, o Detran inovou em campanhas para reduzir o número de acidentes, que foram realizadas no Carnaval, no São João e feiras agropecuárias, com destaque para a “ Balada Consciente”. Eventos de motociclismo e ciclismo contaram também com a atuação do órgão. Usando mensagens de conscientização, música e coreografias, as campanhas chamaram a atenção para o risco da mistura álcool e direção e a importância do uso dos equipamentos de segurança.
Está em andamento a campanha de verão “De boa no trânsito”, lançada em Arembepe, orla de Camaçari, e que vai percorrer todo o litoral baiano. Entre as ações, estão a demonstração do funcionamento do bafômetro para coibir o desrespeito à Lei Seca, blitzes educativas e a fiscalização do uso de quadriciclos nas praias.
O diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, disse que os investimentos em educação são contínuos. “Sabemos que trabalhar a conscientização no trânsito leva tempo, mas a educação é a principal ferramenta para garantir a segurança nas vias. Fechamos o ano com o sentimento de dever cumprido, dentro da proposta de uma gestão inovadora, que se aproximou da população para falar sobre o tema de forma leve e criativa. Tenho a certeza que demos uma importante contribuição para a redução de acidentes. Em 2016, pretendemos ampliar as ações com um maior envolvimento da sociedade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here