Analfabeto tem receita adaptada por estudante de medicina: ideia viralizou!

0

Sempre existe uma saída quando se tem boa vontade com um paciente e isso a estudante de medicina Manuela Lemos, provou que tem de sobra.

Ela teve a solução para um paciente idoso, analfabeto, que estava há anos sem controle do diabetes e da hipertensão por não saber ler.

A unidade de saúde onde o homem foi atendido fica em Belém, capital do Pará.

Na receita dela, os remédios são identificados com fitinhas de variadas cores e estampas. Ao lado, apenas os horários de cada um.

O procedimento foi divulgado pela estudante para amigos, no Instagram, nesta terça-feira, 4.

“O paciente estava há anos sem controle do diabetes e da hipertensão porque não sabe ler a receita. Quando o amor conduz à prática médica, vencer essas barreiras vira rotina”, detalhou Manuela, na rede social.

Ela ainda agradeceu à médica supervisora Rayssa Miranda, pelo ensino da prática.

Foram receitados ao paciente, medicamentos como gibenclamida e cloridrato de metformina, para controle do diabetes, além de losartana potássica, para controle da hipertensão.

Viralizou

Gabriela, irmã de Manuela, compartilhou no Twitter e a publicação viralizou.

Foram mais de 150 mil curtidas e 55 compartilhamentos na rede social.

“Aplaudindo infinitamente minha irmã que atendeu um paciente analfabeto e fez uma receita toda adaptadinha pra ele”, disse Gabriela no texto.

“Vocação, sabedoria e empatia. Isso muda tudo. Parabéns a sua irmã, que tenhamos mais profissionais assim”, elogiou um seguidor.

Manuela deu mais detalhes no Facebook:

“Ainda muito chocada com o impacto que essa publicação causou! Dra Rayssa é uma médica extremamente humanizada, que sempre nos ensinou que deveríamos nos preocupar em passar a mensagem pro paciente de uma forma clara, se preocupando de verdade com o tratamento dele. (O paciente) agradeceu com um sorriso de compreensão ao final do atendimento”.

Veja a postagem que viralizou:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here