Após debate de 13 horas: 39 deputados votam a favor e 21 contra Impeachtment

0

A legalidade ou não dos argumentos que estão na denúncia do processo de impeachment foi a temática que dominou as discussões sobre o parecer final da comissão especial que analisa o pedido de afastamento da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. O debate durou mais de 13 horas, já que a sessão começou na sexta-feira (8), por volta das 15h30, e terminou às 4h43 deste sábado (9).

Ao todo 61 deputados falaram. A maioria, 39 deles, defenderam o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO),  que sugeriu o prosseguimento do processo de impeachment, praticamente o dobro dos que se posicionaram contrários (21) e um indeciso. Cada deputado membro da comissão teve 15 minutos para defender sua posição, enquanto os colegas não falavam durante dez minutos deste tempo.

Comissão-Impeachment

No total, havia 116 deputados inscritos para discursar sobre o processo. Os que não falaram: ou desistiram ou foram embora antes de serem chamados pela presidência da Comissão.

Quando a reunião chegou a de 11 horas de sessão, o presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF) tentou diminuir o tempo de fala já que o horário limite estabelecido inicialmente, 3h de sábado, já havia sido ultrapassado. A proposta, contudo, não foi bem aceita.

Conforme o estabelecido pelos líderes, a ordem de inscrição dos oradores obedeceu a alternância entre favoráveis e contrários ao impeachment. No entanto, após as 3h todos os governistas inscritos já haviam falado e a lista seguiu com discursos apenas daqueles que estavam a favor do impeachment. Pouco antes, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sugeriu o final da reunião, proposta que foi rechaçada pelos oposicionistas.

A próxima reunião da comissão vai acontecer na próxima segunda-feira (11), às 10h,  quando o relator Jovair Arantes fará a réplica. Nesta reunião, os 27 líderes partidários poderão comentar acerca do parecer e orientar suas bancadas. Também será aberto espaço para as considerações finais da defesa da presidenta. A votação do relatório na comissão está marcada para ter início às 17h da segunda-feira.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here