Centenas de trabalhadores de indústria de calçados param por falta de pagamento

0
Hospital Regional de Itaberaba

A falta de salário obrigou cerca de 300 funcionários do setor de produção das duas unidades da Bical – uma das mais tradicionais indústrias do setor calçadista de Birigui – a paralisarem as atividades.

Os calçadistas se recusam a trabalhar desde a última quinta-feira (16) em protesto pelo atraso do pagamento dos salários referente ao mês de julho, que deveriam ter sido pagos no quinto dia útil deste mês, conforme uma das funcionárias. 


O piso para funcionários da área de produção varia entre R$ 705 e R$ 1.000, dependendo da função, segundo Orlando Dias, executivo do Sindicato dos Sapateiros de Birigui.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

Na manhã de ontem (20), os calçadistas fizeram um ‘panelaço’ com direito a passeata por algumas ruas da cidade, como forma de protesto pelo o atraso dos salários. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da empresa, os diretores da Bical já estão estudando uma medida para solucionar o problema.

RESPOSTA

Em nota à reportagem de o liberal, o departamento financeiro da Bical confirmou que a greve dos funcionários se deve à falta de pagamento dos salários, referente ao mês de julho. O pagamento deveria ter sido efetuado no dia 6 de agosto último.

“Dependemos do crédito bancário (contrato/ cédula de crédito, já assinado) que havia sido prometido para o dia 15 de agosto e até agora não ocorreu. Logo, temos que aguardar a liberação do banco que promete o crédito diariamente”, esclarece a empresa.

Ainda conforme a nota, a Bical tentou, por meio de reuniões com o sindicato dos funcionários, algum acordo imediato para a retomada do trabalho, mas não houve sucesso nas negociações. A empresa afirmou na nota que, devido a paralisação, a fábrica deixou de produzir 6 mil pares de calçados por dia. “Ressaltamos que a empresa está buscando recursos financeiros por diversas formas (créditos no mercado financeiro, oferecendo garantias / imóveis) para rápida regularização / normalização da fabrica”.

Ao longo desta segunda-feira (20), representantes da empresa se reuniram com o Sindicato da classe para tentar um acordo. Com a paralisação, a indústria teria deixado de produzir aproximadamente 20 mil pares de calçados infantis.

Segundo a presidente do  Sindicato dos Sapateiros, Milena Rodrigues, durante toda a tarde de ontem o grupo esteve reunido, mas não houve um acordo.

Tanto que hoje os funcionários irão fazer um novo ato. Conforme a presidente do sindicato, a empresa não estaria fazendo o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), dos funcionários há um ano e, alguns colaboradores que receberiam a parcela do PIS 2011 não teriam sido gratificados. A presidente também confirmou a informação que alguns funcionários não tiveram descontado o valor dos empréstimos consignados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here