Com estiagem, moradores ‘brigam’ por água em Itabuna

0

A crise no abastecimento de água na região sul da Bahia está levando muitos moradores de Itabuna a dormir em filas para conseguir água distribuída por carros-pipa. Com estiagem há mais de nove meses, a cidade está em estado de emergência.

Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade, mas, como a demanda é grande, a aglomeração de moradores muitas vezes termina em tumulto numa verdadeira ‘briga’ pela água.

itabuna

Os carros-pipa são abastecidos com água trazida de outras cidades vizinhas. O pedreiro Gilmar Santos conta que chega a faltar ao trabalho para conseguir encher os baldes. “Já perdi dois dias de trabalho aqui tentando pegar água”, reclama.

A prefeitura da cidade informou que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas.

O posto de saúde do bairro São Caetano também é afetado. Nesta sexta-feira (17), os banheiros e a sala de vacinas da unidade de saíde estavam fechados, devido á falta de água.

De acordo com a prefeitura, a falta de chuvas paralisou a captação de água nos rios Salgado, Colônia e no Almada, onde houve a redução em até 97% da captação na Estação de Rio do Braço. A seca, conforme a administração, causa ainda prejuízos aos segmentos econômicos, a exemplo da agropecuária, indústria e comércio. A previsão de chuva mais intensa para a região, no entanto, é só a partir do mês de outubro.

Com o prolongamento da situação de emergência, cujo decreto foi publicado no dia 3 de junho, a prefeitura de Itabuna pode buscar apoio junto aos governos estadual e federal. O decreto ainda autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à estiagem, com o objetivo de facilitar ações de assistência à população mais afetada.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here