Conheça a dieta que mudou o visual de Marília Mendonça

0

Desde que surgiu com 20 quilos a menos em shows e nas redes sociais, a sertaneja Marília Mendonça, que lidera as paradas de sucesso, tem negado que fez cirurgia bariátrica. Mas, então, o que levou à mudança radical no visual da cantora?

É uma dieta de nome complicado – chamada de cetogênica – em que se deve eliminar alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar, principalmente, o consumo de produtos ricos em gorduras boas.

“A escassez no fornecimento de carboidrato força o fígado a quebrar a gordura (a do prato e a do corpo) em substâncias cetônicas – componentes solúveis que são usados para obtenção de energia”, explica o médico nutrólogo Mohamad Barakat, que atende Marília Mendonça, à revista “Boa Forma”.

Nutrólogo, Roger Bongestab explicou que, uma vez que o organismo deixa de produzir energia a partir do carboidrato, ele vai transformar a gordura em energia.

“Por isso, acelera a perda de peso. Mas é preciso acompanhamento médico porque, com o corte de carboidratos, alguns pacientes podem apresentar dor de cabeça forte, desmaios e irritabilidade. Eu não costumo estender a indicação dessa dieta por mais de três meses, por exemplo”.

Segundo Roger, com a restrição de carboidratos, o foco passa a ser nas gorduras animais, como na carne, nos ovos, e no leite. “Trocamos o macronutriente”, acrescentou.

O médico Wesley Schunck observou que a dieta ganhou fama com o nome de “low carb” (carboidrato baixo).

“É, de fato, uma maneira rápida de emagrecer. Diminuímos os carboidratos refinados, como batata, arroz e açúcar; e aumentamos os complexos, em verduras, hortaliças e frutas vermelhas”, disse.

Marília começou a emagrecer há dois meses e disse em entrevistas que a gordura estava compondo mais de 51% do corpo.

“Tinha gripes frequentes, que me atrapalhavam concluir meu trabalho. Aí, rolou aquele pensamento: ’22 anos, a vida inteira pela frente, meu sonho se realizando… Será que é essa bagunça que eu quero para minha vida?’. Definitivamente, não”, falou.

Menos pão, arroz e açúcar

A dieta

  • Para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar, principalmente, o consumo de alimentos ricos em gorduras, mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação.
  • A dieta funciona para emagrecer porque, desta forma, o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia, em vez do carboidrato que vem da alimentação.
  • A escassez no fornecimento de carboidrato força o fígado a quebrar a gordura (a do prato e a do corpo) em substâncias cetônicas – componentes solúveis que são usados para obtenção de energia.
  • O corpo se adapta a receber e a trabalhar com a fonte de energia certa: a gordura.
  • Essa mudança no comportamento da queima de gordura tende a reduzir os níveis de gordura corporal até três vezes mais rápido, além de favorecer o aumento da massa muscular e desacelerar o envelhecimento.
  • o corte serÁ nos carboidratos refinados, como batata, arroz, tapioca e açúcar.
  • Por outro lado, haverá foco em verduras, hortaliças, frutas vermelhas, abacate, azeite, castanhas e ovos.
  • É preciso haver um acompanhamento feito por um médico, para avaliar o tempo ideal para que ocorram as restrições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here