Conheça a história do Outubro Rosa e saiba como prevenir o câncer de mama

0

O mês de outubro chegou e, com ele, uma das principais campanhas de conscientização para a prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa. O movimento conhecido nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle da doença. Entretanto, somente em 1997 é que entidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção, escolhendo o período como epicentro das ações.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A data é celebrada anualmente e promove a conscientização sobre a doença e serve para compartilhar informações. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.


outubro-rosa
Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. Em Salvador, pontos turísticos como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra devem aderir ao movimento, que também é apoiado pelo Varela Notícias.

Prevenção
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Os médicos orientam que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas.

Não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. Há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Em outras situações, quando eles não são percebidos, o câncer só pode ser identificado por meio de exame mamográfico – que deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

Apesar de muitas vezes não possuir causas específicas, o câncer de mama pode ser prevenido com medidas simples: mantendo uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here