Conheça o único meio eficaz de lutar com asteroides

0

A NASA, agência espacial dos EUA, tem a intenção de realizar um experimento para bombardear um asteroide. Um especialista russo na área de proteção planetária comenta esta decisão.

O jornal Rossiiskaya Gazeta comunicou que a NASA vai realizar testes de uma tecnologia para defender a Terra de asteroides. Num comunicado de imprensa da agência se lê que a tecnologia se chama DART e se baseia em um golpe cinético contra o objeto, o que vai mudar a órbita do asteroide e defender a Terra de uma colisão com ele.

Os testes da nova tecnologia vão decorrer com o asteroide Didymos, que vai passar diante da Terra em outubro de 2022 e em 2024.

O chefe da sociedade sem fins lucrativos Centro de Proteção Planetária, Anatoly Zaytsev, disse ao serviço russo da Rádio Sputnik que esta tecnologia da NASA será eficaz se o asteroide for detectado bem antes da aproximação à Terra.

Segundo o especialista, o meio mais eficaz de eliminar o perigo para a Terra por parte dos objetos espaciais é uma explosão nuclear.

“A maioria dos asteroides tem um tamanho bastante pequeno, por isso eles são detectados apenas quando se aproximam da Terra, quando restam só poucos dias até uma possível colisão. Neste caso, o método [da NASA] já não vai dar certo. Há um meio mais eficaz – uma explosão nuclear. Ninguém elaborou outro método <…> Uma explosão nuclear é mais eficaz porque não desvia o asteroide, mas sim o destrói”, considera Anatoly Zaytsev.

Ele opina seria viável criar um sistema internacional para defender a Terra de objetos espaciais perigosos. Durante apenas o último ano, foram descobertos por volta de 150 asteroides que passaram pelo campo gravitacional da Terra, lembrou o especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here