Cortes orçamentários ameaçam editais internos da Uefs, afirma reitor

0

Conforme o Ranking Universitário Filha divulgado nesta segunda-feira (14), a Universidade Estadual de Feira de Santana se destacou em pesquisa, inovação e internacionalização, ocupando a 60ª posição. O reitor da instituição, Evandro do Nascimento Silva, avalia os dados e afirma que esta nota atesta uma qualidade no ensino.

“Em 2014, nossa posição era 88ª e houve um salto. Eu acredito que uma das coisas que contribuiu para o salto é o quesito ensino, porque em 2014 nós saltamos de 151 para 2015 a posição de 68”, disse. O reitor observou que o ranking é construído num somatório total de 100 pontos divididos entre pesquisa, internacionalização, ensino, inovação e mercado de trabalho.


86538-3
O indicador de pesquisa considera o número de pesquisas científicas publicadas pela universidade em 2011 e 2012 nos periódicos indexados na base “Web of Science”, de acordo com o site do Ranking. Para o reitor da Uefs, os editais internos abertos com verbas da instituição incentivam ao pesquisador iniciante. Ele alerta que com os cortes orçamentários esses editais estão ameaçados.

“Nós estamos divulgando que vamos suspender editais desta natureza por falta de orçamento. Então essa é a situação que infelizmente estamos chegando por causa da situação orçamentária da universidade”, destacou.

No quesito internacionalização, a Uefs ocupa a 33ª posição das 192 instituições avaliadas. “Hoje nós temos alunos em mais de 15 países. A internacionalização permite que os alunos tenham uma experiência abrangente de conhecer outra cultura, de incorporar no currículo para a vida profissional outra língua, de abrir a cabeça e voltar para o Brasil com novas perspectivas”, afirma o reitor.

O reitor lembrou ainda que, comparando a Uefs, que tem nove departamentos e cerca de mil professores, com outras universidades do mesmo porte, o ranking demonstra uma excelência acadêmica. “Pelo tamanho da Universidade e pelo orçamento que nós temos (que ainda é menor comparado com outras universidades) e sendo no Nordeste, a 60ª posição é uma excelente posição”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here