EBDA mobiliza instituições para a entrega de 20 milhões de mudas de palma aos agricultores familiares

0

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) inicia, hoje (28/08), no município de Vitória da Conquista, ações de mobilização do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar. A iniciativa visa formar parcerias, em todo o estado, para organizar a distribuição de 20 milhões de mudas de palma, que irá beneficiar 20 mil agricultores familiares, incluindo assentados de reforma agrária, integrantes de comunidades tradicionais de fundo de pasto, quilombolas e indígenas.

O objetivo da mobilização é reunir prefeituras, sindicatos, articuladores, colegiados territoriais e consórcios municipais para firmar parcerias na colheita, transporte e entrega das mudas de palma forrageira, resistentes à praga Cochonilha do Carmin, produzidas em 37 hectares, em 14 Estações Experimentais da Empresa.

timthumb

Na Estação Experimental de Vitória da Conquista, a previsão é que sejam colhidas 2 milhões de mudas. Para o encontro que acontece na Câmara Municipal de Vereadores, foram convidados representantes de 23 municípios da região.

A meta da EBDA é distribuir, até 2015, 30 milhões de mudas de palma, que, por ser rica em sais minerais e composta por 80% de água, é considerada uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em todos os períodos do ano, sobretudo durante a estiagem.

Segundo o Diretor de Pecuária EBDA, Marcelo Matos, esta mobilização garante a participação e distribuição aos agricultores familiares, maiores beneficiados do programa. “Sabemos que o período de estiagem agrava a situação dos agricultores familiares, e o programa de palma tem respondido com eficácia suas necessidades, contribuindo com a sustentabilidade, geração de renda e a inclusão social desses agricultores”, analisou Matos.

Calendário de mobilização – No dia 1º de setembro, a mobilização será em Jaguaquara, na Estação Experimental da EBDA no município, que deve ter uma safra de 1,5 milhão de mudas.

No dia 2 de setembro, será a vez de Itaberaba. A previsão de safra da estação experimental do município é de 1,3 milhão de mudas de palma. O encontro será no auditório da Gerência Regional da EBDA.

Com previsão de 7,5 milhões de mudas, a EBDA realiza mobilização em Utinga, no dia 3 de setembro, no Salão Paroquial do município. Todos os encontros acontecerão das 09h às 12h,exceto o de Utinga, marcado para iniciar às 13 horas.

As estações experimentais da EBDA que participam da ação de plantio das mudas de palma são: Utinga, Itaberaba, Jaguaquara, Nova Soure, Alagoinhas, Irará, Aramari, Pilar, Colônia do Formoso, Centrefértil, Irecê, Manoel Machado, Gersino Coelho e Barra do Choça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here