Estado realiza formação de professores alfabetizadores

0

A alfabetização das crianças até os 8 anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, foi a pauta do I Encontro de Formação da Equipe de Formadores do Pacto Estadual de Educação na Idade Certa (Pnaic), na semana passada.

Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o evento reuniu professores que atuam, em todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), em articulação com os municípios.

No encontro, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, disse que a formação dos professores das redes estadual e municipais é parte das ações desenvolvidas, em regime de colaboração entre Estado e municípios, para garantir a alfabetização das crianças na idade certa.

1455315920Liviane_Barbosa_107

“Estamos preparando o grupo de formadores da Secretaria da Educação do Estado que vai formar os orientadores e coordenadores de estudo dos municípios, criando uma rede […] no sentido de garantir o processo de alfabetização das crianças até os 8 anos”, afirmou o secretário.

Prática pedagógica

Para a formadora Gilda Sandes, que atua nos Núcleos Regionais de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, toda a formação continuada é muito importante para os professores. “É uma formação primordial porque vamos multiplicar todo o processo, que ocorre aqui, junto aos coordenadores e orientadores de estudos, que trabalham com a alfabetização”.

1455315920Liviane_Barbosa_57

Já a formadora Gilbene Esquivel, que atende aos NRE de Seabra e Itaberaba, afirma que “o objetivo é solidificar uma rede extremamente importante para a alfabetização por meio da união do Estado com os municípios para garantir às crianças o direito à alfabetização. Para isso, contribuímos estudando muito para juntamente com o professor repensar a prática pedagógica em sala de aula e colocar intenções reais no uso dos materiais disponíveis para a alfabetização”.

1455315920Liviane_Barbosa_74

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here