Falha em inscrição no Sisu afetou 600 mil participantes, diz MEC

0

O Ministério da Educação (MEC) diz que uma falha em sua base de dados afetou até 600 mil pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que estão aptas a disputar vagas em universidades públicas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2017.

O Sisu seleciona, até quinta-feira (1º), alunos para mais de 51 mil vagas em cursos superiores. As inscrições começaram nesta manhã (veja calendário completo abaixo).

Estudantes afetados pela falha recebiam a mensagem “dados inválidos” quando tentavam acessar o Sisu. O MEC diz que quem teve dificuldade deve alterar a senha no site do Inep (www.enem.inep.gov.br/participante) para solucionar o problema.

Origem do problema

Segundo o MEC, foi identificado nesta manhã uma falha de “sincronização entre as bases de dados do MEC e do INEP”. A pasta diz que o entrave já foi resolvido.

Ainda de acordo com a pastas, o número de potenciais candidatos afetados é de até 600 mil, que já estão recebendo informações por e-mail ou SMS sobre a necessidade de troca de senha para solucionar o problema.

“Além disso, foi inserida no sistema de inscrição uma mensagem específica para eles, redirecionando esses participantes a acessarem o site do INEP para realizar a atualização necessária”, informou o MEC em nota. A pasta nega relação entre este problema e o verificado na primeira edição do Sisu neste ano.

Calendário do Sisu 2017.2

  • Inscrições: 29 de maio a 1º de junho
  • Chamada regular: 5 de junho
  • Lista de espera: 5 de junho a 19 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here