Falha no WhatsApp permite burlar bloqueio biométrico do app no iPhone

0

Usuário do Reddit encontrou uma maneira de contornar o bloqueio no iOS abrindo o aplicativo a partir do menu de compartilhamento de arquivos

O novo recurso de segurança do WhatsApp tão aguardado pelos seus usuários – o bloqueio do aplicativo com Touch ID ou o Face ID do iphone – mal foi disponibilizado e já tem uma grande falha de segurança.

O problema foi descoberto na quarta-feira, 20, por um usuário do Reddit ao abrir o WhatsApp a partir da aba de compartilhamento (o menu de aplicativos que aparece quando é selecionada a opção de compartilhar arquivos ou mensagens) do celular da Apple.

Ele percebeu que acessando o app desse modo, o desbloqueio por biometria não é solicitado se a função não estiver ativada para acontecer “Imediatamente”. Ou seja, se o usuário configurar o sistema de segurança para exigir a biometria em um intervalo de tempo de 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora depois do último acesso, o bloqueio pode ser burlado.

Em um e-mail à Reuters, um porta-voz do WhatsApp reconheceu que a falha existe e disse que a empresa estava trabalhando para resolver o problema. “Estamos cientes da questão e uma correção estará disponível em breve. Enquanto isso, recomendamos que as pessoas ativem a opção de bloqueio de tela [do WhatsApp] para ‘Imediatamente’”, informou.

Até o momento disponível só para iPhone, a função de bloqueio do WhatsApp por biometria também está sendo testada em dispositivos Android, na versão 2.19.3 do WhatsApp beta. O recurso ainda não está disponível e a expectativa é que ele seja liberado para todos os usuários para testes em uma atualização futura do app.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here