Fogo atinge auditório do Memorial da América Latina, na Zona Oeste de SP

0

Um incêndio atinge o auditório do Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, desde as 15h desta sexta-feira (29), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Vinte e sete carros dos bombeiros foram deslocados para apagar as chamas no Auditório Simon Bolívar. Dois bombeiros precisaram de atendimento médico por causa de intoxicação por causa da fumaça. Não foi divulgado o estado de saúde dos feridos, que foram socorridos pelo Samu.

Não havia informações sobre as causas do incêndio, de acordo com os bombeiros. Segundo a assessoria do Memorial, há suspeita de que um curto-circuito em uma lâmpada tenha sido a causa do incêndio. Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, disse que ainda é cedo para apontar as causas do fogo.

fotos1

O presidente da Fundação Memorial disse que toda a programação do auditório está suspensa até a reforma do espaço, que tem capacidade para 1,6 mil pessoas. “É um espaço muito bonito, é triste para todos nós”, afirmou. Segundo ele, é preciso um laudo técnico para avaliar o prejuízo causado pelas chamas.

Funcionários retirados
Segundo o Memorial da América Latina, havia funcionários no Auditório Simon Bolivar quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento.

O auditório tem um palco central e a plateia dividida em duas metades. De acordo com a assessoria do Memorial, o forro da plateia B do auditório teria sido bastante danificado pelo incêndio.

O espaço tem uma tapeçaria de 620 metros quadrados feita pela artista Tomie Ohtake.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda que os motoristas evitem circular pelas vias no entorno do Memorial.

A Avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade, na altura da Alameda Olga, foi bloqueada. O desvio para quem vai no sentido Lapa é feito pela Alameda Olga, Rua Tagipuru e Avenida Francisco Matarazzo.

A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que 34 linhas de ônibus que passam pela Avenida Auro Soares de Moura Andrade tiveram o itinerário alterado por causa do incêndio no Memorial. Tanto os trens da CPTM quanto os do Metrô funcionam sem alterações.

Marco paulistano
O conjunto arquitetônico na Barra Funda foi projetado por Oscar Niemeyer. Inaugurado em março de 1989, a área do memorial tem 84,4 mil metros quadrados, com espaços para exposições e eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here