Governador inaugura Hospital Regional da Chapada e reafirma promessa de reabertura do Regional de Itaberaba

0

O Governador Rui Costa inaugurou na manhã de hoje o Hospital Regional da Chapada na cidade de Seabra, município localizado a aproximadamente 190 KM de Itaberaba na BR-242.

Durante a cerimonia de entrega do Hospital, Rui reafirmou a promessa que fez em Itaberaba para a reabertura do Hospital Regional, que deve iniciar após o ato de desapropriação do prédio onde funcionou a antiga Santa Casa de Misericórdia.

Esta terceira grande entrega do Governo do Estado na área da saúde realizada em 15 dias. Nas últimas duas sextas (dias 17 e 24 de novembro), Rui entregou as policlínicas regionais de Teixeira de Freitas (extremo sul) e Guanambi (sudoeste). Até o final deste ano, entrarão em funcionamento as policlínicas de Irecê (centro norte) e de Jequié (centro sul), e ainda o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus (sul). Além disso, na próxima segunda-feira (4), será assinada ordem de serviço para início das obras do Hospital Metropolitano que o governo vai construir em Lauro de Freitas (RMS).


Sobre o hospital

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, a primeira unidade de alta complexidade da região da Chapada Diamantina teve um investimento de R$58 milhões e será referência para 11 municípios, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.

O Hospital da Chapada terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clinica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A equipe será formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador. Os primeiros procedimentos já estão sendo agendadas na etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here