Guarda municipal é afastado no Rio após dar multa ‘para inglês ver’

0

Um guarda municipal que autuou um torcedor chileno, no entorno do Maracanã, na Zona Norte do Rio, por jogar uma bituca de cigarro no chão, e que depois disse que a multa era apenas “para inglês ver” foi identificado e afastado, informou a Secretaria de Ordem Pública. Um processo foi aberto para apurar o ocorrido.

O guarda pode ser expulso da corporação. De acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a multa foi aplicada e vale para todos os nativos de países que compõem o Mercosul.

ingles

O flagrante foi feito na quarta-feira (18). Após receber a multa, o chileno perguntou onde poderia pagá-la, mas ficou aliviado com a resposta do guarda municipal: “Não paga nada. É só ‘para inglês ver’. É para puxar a tua orelha”.

Em funcionamento desde 2013 no Rio, o Programa Lixo Zero prevê a aplicação de multas que variam de R$ 98 a R$ 3 mil, conforme o tamanho do objeto descartado indevidamente. Segundo a Comlurb, o infrator que vem de países do Mercosul deve apresentar seu documento de identidade. A guia para pagamento pode ser impressa dois dias depois, por meio do site da companhia. Se a pessoa não quitar a dívida, terá o nome inscrito na Serasa, que também atua nos países do bloco.

Os demais estrangeiros devem apresentar o passaporte. Da mesma maneira, precisam emitir na internet a guia para pagamento da multa no Banco do Brasil. Segundo a Comlurb, está em andamento um processo de convênio com a Polícia Federal para incluir a autuação no passaporte desses turistas.

A Comlurb não soube precisar se os chilenos podem ter o nome inscrito no Serasa. O Chile é associado ao bloco desde 1996. Conforme informações disponíveis no site da Serasa, a entidade possui alianças com empresas de monitoramento de crédito chilenas.

Alemães dão bom exemplo
Turistas alemães chamaram a atenção na segunda-feira (16) durante a Fifa Fun Fest em Copacabana, na Zona Sul do Rio, ao recolher lixo da areia. O grupo jogou fora não apenas o lixo que produziu, mas também o que outros torcedores deixaram espalhados.

Dois dias antes, no sábado (14), foram os japoneses que deram um exemplo de civilidade na Arena Pernambuco, no Recife. Após a derrota de seu país para a Costa do Marfim, por 2 a 1, os asiáticos recolheram copos descartáveis que ficaram jogados nas arquibancadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here