Idoso cansa de esperar e faz ‘autocirurgia’

0

O estilete foi o bisturi usado por Orlando Vaz, 84 anos, morador de Cascavel, no Paraná, para fazer uma espécie de “autocirurgia”. O homem sofria de dores por causa de uma hérnia e, cansado de esperar por um leito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), decidiu realizar o procedimento em casa, no meio do ano passado.

Publicidade

O caso veio à tona nesta terça-feira (11) através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Cascavel, criada para investigar a situação da saúde pública na cidade. No começo da noite, inclusive, um dos membros da comissão, vereador João Paulo (PSD) esteve na casa de Orlando, para verificar de perto o que havia acontecido.

Idosoautocirurgia

O relato do idoso é de que ele sofria há quatro anos com as dores. Ele afirma que entrou com pedido para cirurgia em abril do ano passado. O documento, que foi mostrado ao vereador João Paulo, mostra que a consulta estava marcada para hoje, quase um ano depois. Após a análise médica seria marcada a cirurgia, que poderia demorar ainda mais tempo, devido a falta de leitos.

Orlando Vaz afirma que depois que fez o corte na área onde a hérnia estava passou a sentir menos dor. Ainda segundo o homem, uma médica chegou a ter conhecimento do procedimento feito por ele, mas aparentou não se preocupar. Ele diz que não se arrependeu do que fez.

A esposa de Orlando diz que o marido só contou sobre a situação depois que ele já havia feito. Muitos familiares do idoso ficaram sabendo que ele havia feito a “autocirurgia” hoje, com a movimentação na residência.

O vereador João Paulo (PSD) afirma que medidas serão tomadas em relação ao caso de Orlando. Na avaliação do vereador, a situação mostra que faltam leitos na cidade, ao contrário do que afirma a 10ª Regional de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here