Incêndio atinge serra e ameaça nascente de rio na Chapada Diamantina

0

Um incêndio atinge a serra de Santa Maria, em Ibiajara, distrito de Rio do Pires, na região da Chapada Diamantina, desde a última quarta-feira (11). De acordo com os bombeiros militares, o fogo ameaça uma nascente importante para a comunidade no município de Rio do Pires.

Publicidade

Desde quinta-feira (12) que homens da brigada “Anjos da Chapada” e populares atuam no combate às chamas. “Fomos acionados na quinta-feira, fizemos um combate tático na quinta à noite. Infelizmente, houve alguns pontos de reignição em local de difícil acesso”, conta César Maciel, comandante do grupo.

Ele ressaltou que a comunidade também mobilizou rapidamente, carregando água e ajudando a acabar com os focos. Equipes se revezam de dia e à noite para debelar as chamas. Cerca de 50 voluntários se juntaram aos 26 brigadistas do “Anjos da Chapada” para combater o incêndio.

Já os bombeiros foram acionados na sexta-feira (13) e iniciaram o combate ao fogo no sábado (14). Nesta segunda-feira (16), equipes foram deslocadas para o terreno às 5h.

O local apresenta dificuldade no acesso por conta da distância de estradas, o que exige uma longa caminhada até o terreno, e também por conta da topografia.

Além dos focos localizados na serra, foram percebidos mais focos em outros locais do município. Há um trabalho intenso para combater as chamas na nascente que abastece a comunidade, segundo o grupo “Anjos da Chapada”.

Uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi enviada nesta segunda-feira, e o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, também está no local.

De acordo com a prefeitura, o local também é morada de animais silvestres. Segundo a prefeitura, ainda não há informações de como o fogo começou.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o site Climatempo, não há previsão de chuva para os próximos cinco dias na cidade de Rio do Pires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here