Mais de 240 pessoas morreram em forte terremoto no Equador

0

Subiu para 246 o número de mortos após terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). A informação foi divulgada pelo vice-presidente do Jorge Glas. Em entrevista coletiva, ele disse ainda que há 2.527 pessoas feridas.

O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).

A presidência do Equador informou  ainda que o governo disponibilizou 3 mil cestas básicas, 7,6 mil colchões e cobertores, 10 mil garrafas de água às famílias afetadas.

carro

Segundo o vice-presidente, Jorge Glas, há 241 médicos e paramédicos membros da Cruz Vermelha trabalhando no atendimento às vítimas. “Estamos organizando os esforços de resgate em lugares diferentes por causa da emergência. É importante manter a calma neste momento. Força, nos levantaremos desta”, disse Glass, em entrevista coletiva de imprensa concedida por volta das 8h do horário de Brasília e 6h do horário local.

Glas também afirmou que 4.600 policiais e 10 mil membros das forças armadas foram mobilizados e US$ 300 milhões (mais de um R$ 1 bilhão) foram destinados para a emergência.

equador

O governo equatoriano decretou estado de emergência “para manter a ordem” nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.

O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.

A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos.

O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos. Ele está em visita a Roma, na Itália, mas retorna neste domingo (17) ao país.

equador_terremoto_buscas_2

Correa avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras.

De acordo com o jornal equatoriano “El universo”, o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.

Brasil
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou “consternação” neste domingo pelo terremoto que atingiu o Equador. “O governo brasileiro teve conhecimento, com consternação, do terremoto que afetou Equador neste sábado, 16 de abril, que deixou centenas de feridos e provocou a morte de dezenas de pessoas”, afirmou o governo em comunicado oficial divulgado pelo Itamaraty.

mapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here