Mais de 7 mil baianos já foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias

0

Iniciado em setembro de 2016, o Mutirão de Cirurgias já proporcionou a mais de 7 mil baianos de 213 municípios a realização de cirurgias. São procedimentos cirúrgicos de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia (vesícula). O objetivo da iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e cuidado.

No Extremo-Sul, uma das beneficiadas foi Dinah Santos Souto, moradora de Santa Cruz de Cabrália que passou por uma cirurgia de hérnia na etapa de Porto Seguro. Segundo ela, o problema foi diagnosticado em 2010. “Já tinha procurado atendimento outras vezes, mas não dava encaminhamento. Com o mutirão , consegui fazer a cirurgia rapidamente. Desde o pré-operatório até depois do procedimento, fui muito bem tratada e orientada pelos profissionais”, afirma Dinah.

Eliana Xavier de Souza, de Várzea da Roça, foi uma das atendidas na etapa realizada em Jacobina, entre segunda (12) e esta quarta-feira (14). Ela descobriu a necessidade de fazer uma cirurgia para retirada de vesícula em um exame de rotina. “Já tenho histórico na família, então me preocupo bastante com a prevenção. Já estava com o diagnóstico e fiquei sabendo por uma rede social que teria o Mutirão. Na mesma hora, decidi que viria para Jacobina para agendar a minha cirurgia, que será no dia 24 de julho”, conta. Eliana ainda descobriu nos exames pré-operatórios ter uma hérnia, que será operada no mesmo dia.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que o atendimento oferecido no Mutirão de Cirurgias é integral, com a realização de exames e consultas pré-operatórias até o pós-operatório, com a garantia de dispensação dos medicamentos necessários para a recuperação completa do paciente.

“Mais importante que os números, é a possibilidade de devolução da qualidade de vida a cada um que é atendido no Mutirão. Alguns deixam até mesmo de fazer coisas simples no dia a dia por conta dos problemas de saúde. Essa ação tem conseguido trazer de volta a alegria não só dos pacientes, mas também dos familiares”, comenta o secretário. As próximas etapas do mutirão já estão sendo planejadas. As datas e os locais de atendimento serão divulgados no site da iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here