Medida da Anatel pode bloquear celulares de 40 milhões de brasileiros

0

Cerca de 40 milhões de brasileiros podem ter os celulares bloqueados por conta de uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que entra em vigor até o final do ano. Quem comprou aparelhos sem a certificação da agência, responsável por regular o setor, pode ser atingido. A informação é de O Globo.

Com a novidade, o registro dos celulares importados sem certificação da Anatel, não será válido. Esse registro, conhecido como Imei, é um número único de cada aparelho.

O objetivo da Anatel é combater o comércio irregular de eletrônicos. O número de lojas e sites que vendem telefones sem homologação tem crescido nos últimos anos. Segundo O Globo, em 15 de setembro as empresas de telefonia devem avisar aos clientes, via SMS, que o aparelho não está regularizado e será bloqueado. Depois de 75 dias da notificação, o telefone poderá ser bloqueado.

Quem comprou o telefone fora do Brasil não terá o aparelho bloqueado caso ele tenha sido certificado por alguma organização estrangeira que faça parte da Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte. Os fabricantes grandes estão neste grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here