NASA confirma existe água em Marte, e é possível que haja vida também

0

A NASA acaba de fazer um grande anúncio para a imprensa internacional e para os cientistas espalhados em todo o mundo. A Agência Espacial convocou uma coletiva de imprensa para revelar o que vinha sendo esperado como o “mistério de Marte resolvido”. E quem estava ansioso pela revelação não se decepcionou, pois a Agência Espacial dos Estados Unidos trouxe informações bem importantes.

As expectativas eram de que a NASA exporia dados sobre a presença de água na superfície de Marte durante períodos já definidos do ano — havendo também algumas revelações sobre a formação geológica do Planeta Vermelho. Confira quais foram os cientistas que deram seus depoimentos durante a apresentação programada pela NASA:


28141237987305
Jim Green: diretor de ciência planetária da NASA
Michael Meyer: cientista-chefe no programa de Exploração de Marte
Lujendra Ojha: cientista do Instituto de Tecnologia de Atlanta
Mery Beth Wilhelm: cientista da NASA e do Instituto de Tecnologia da Geórgia
Alfred McWewn: investigador principal no HiRiSE

As grandes revelações

Em abril, a NASA confirmou ter encontrado evidências de que haveria água e sal na superfície de Marte — sendo que isso permitiria uma interação mais complexa dos elementos no planeta, pois os sais podem modificar as propriedades de evaporação, por exemplo.

Agora, a NASA atesta que conseguiu encontrar evidência de que a própria água flui por lá — não apenas as substâncias salinas. A Agência revela que é possível afirmar que a água na superfície de Marte flui periodicamente. Os sais já mencionados são cloratos e percloratos, que possuem a capacidade de reter a água e evitar que ela seja evaporada tão rapidamente.

Em algumas épocas do ano, isso poderia gerar córregos de salmoura capazes de fazer com que a água realmente flua — não com a mesma velocidade de um rio terrestre, é claro. De acordo com os pesquisadores, se a água de Marte não for corrente, ela é “pelo menos gotejante”.

O que isso significa?

O estudo da NASA acaba de ser publicado na Nature Geosciences e mostra o que muitos já devem estar esperando. A comprovação de que existe água em Marte faz com que aumentem as chances de se encontrar vida no Planeta Vermelho. Com as condições atmosféricas que podemos observar atualmente, é bem provável que existam microrganismos por lá.

Lujendra Ojha foi bem enfático na publicação: “Ter certeza de que existe água líquida na superfície do planeta é essencial para a compreensão do ciclo hidrológico e para o potencial da existência de vida em Marte”. Não estamos falando de vida como a terrestre, mas formas adaptadas à alta concentração de sais são uma grande possibilidade. Quais serão as próximas descobertas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here