Nova capinha de celular vem com internet por luz

0

A empresa escocesa PureLiFi apresentou pela primeira vez um celular conectado à internet por meio de Li-Fi ao invés de Wi-Fi. A demonstração foi feita durante a Mobile World Congress, uma das maiores convenções de tecnologia móvel do mundo, realizada nesta semana em Barcelona.

Li-Fi é um padrão de distribuição que usa luzes de LED ao invés das tradicionais ondas de rádio usadas no Wi-Fi. A tecnologia ainda está em fase inicial de testes públicos e não é aceita como padrão pela indústria. Por isso, não existem dispositivos com suporte integrado ao Li-Fi.

O que a PureLiFi quer fazer é mudar essa história. Para isso, eles criaram uma capinha de celular capaz de se conectar à internet pela luz. O case foi colocado em um Galaxy S5 e, segundo o Digital Trends, de fato funciona. A velocidade de download pelo Li-Fi chegou a 42 Megabits por segundo.

De acordo com a empresa escocesa, o Li-Fi poderá ser até 100 vezes mais rápido na distribuição de internet do que o Wi-Fi. A empresa também demonstrou na MWC um notebook da Dell com o receptor de Li-Fi integrado ao teclado. A PureLiFi também estuda colocar essa tecnologia em aviões.

A companhia diz que está negociando com grandes fabricantes de eletrônicos a integração desses receptores a futuros smartphones, tablets e laptops, mas nenhuma parceria foi oficializada até agora. A expectativa é de que, em três anos, já seja possível comprar eletrônicos com suporte ao Li-Fi.

Transmitir internet pela luz pode ser uma vantagem quando todas as faixas possíveis de radiofrequência estiverem cheias, ou em ambientes em que essa radiação seja perigosa. Além disso, o Li-Fi é menos suscetível a interferências do que o Wi-Fi, além de ser mais difícil de “roubar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here