Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas abre inscrição para 2016

0

Estão abertas desde a última segunda-feira (22), as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em todo o pais. Escolas públicas já podem cadastrar seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio no site da competição. 6,5 mil alunos serão premiados com 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.

O processo de seleção dos estudantes será composto por duas etapas. A primeira acontece no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Os estudantes participantes da olimpíada serão divididos em três níveis, segundo o seu grau de escolaridade. A olimpíada, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática.

De acordo com o instituto, os medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e o aluno com participação regular no PIC tem direito à bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI). Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here