Policia atira e mata idoso deficiente mental durante abortagem

2

O idoso Vicente França, 73 anos, foi assassinado no meio da rua com um tiro no peito disparado por um policial militar durante uma abordagem na cidade de Monsenhor Gil, localizada a 56 Km de Teresina. O caso aconteceu por volta das 19h dessa quinta-feira (24) e gerou revolta na população porque a vítima era deficiente mental. Segundo o capitão Franco Pereira, do 3º Batalhão de Água Branca, dois policiais foram cumprir uma ordem de prisão contra Vicente, que teria sido acusado de furto.

“Uma moradora relatou que o idoso furtou uma caixa de mercadoria quando ela estava no ponto de ônibus. Testemunhas relataram que durante a voz de prisão, a vítima estava muito agitada e por não ter entendido a ordem do policial, teria pego um pedaço de madeira para se defender. Um dos policiais chegou a ameaçar com dois disparos no chão, mas o deficiente reagiu e foi nesse momento que o PM efetuou o terceiro tiro contra o peito da vítima”, contou o capitão.

img_2436

Uma testemunha, que não quis ter o nome revelado, contou que o PM era novo na cidade, mas que logo após o primeiro disparo foi avisado pelos vizinhos de que o idoso tinha deficiência mental. “Estávamos sentados na calçada quando os policiais chegaram e tentamos conversar com o PM, mas ele chegou a dizer que duvidava da doença da vítima e começou a atirar”, revelou.

Ainda de acordo com o morador, um dos disparos quase atingiu a mulher do deficiente, que também é idosa e estava sentada na porta de casa no momento da abordagem. Ele lembrou que após atirar contra Vicente França, o policial ficou nervoso, chegou a colocar as mãos na cabeça e falou não acreditar no que tinha feito. “Temendo a reação dos moradores ele entrou na viatura e fugiu. A vítima chegou a ser socorrida, mas faleceu ao chegar no hospital da cidade”, contou.

Após o ocorrido, uma multidão se aglomerou em frente a casa do idoso na Rua Cedro e em frente ao hospital. Policiais da Força Tática e de cidades vizinhas foram acionados para conter a população.

O irmão da vítima Fernando França, disse que quer justiça e criticou a ação do policial. “A polícia existe para nos dar segurança e não para matar pessoas inocentes, especialmente quem não tem direito de defesa como meu irmão. Todo mundo aqui na cidade conhecia ele, sabia do seu problema e um policial despreparado tira a vida dele”, falou.

O subcomandante do interior, Valter Nunes Leite, informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Militar e diligências estão sendo feitas para a prisão do policial. O Instituto Médico Legal de Teresina também foi acionado para fazer a perícia.

2 COMENTÁRIOS

  1. INFELIZMENTE ESSA NOTICIA ESTA SENDO SEMPRE CORRIQUEIRA POLICIA QUE ESTA PARA DEFENDER A SOCIEDADE SEMPRE MATA.
    ENQUANTO A JUSTIÇA A QUAL O IRMÃO DA VITIMA SE REFERE, INFELIZMENTE ELE NUNCA VAI VER, POIS A JUSTIÇA SEMPRE ESTA DO LADO DA POLICIA QUE MATA E FORJA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here