Queda de meteorito e deslocamento de ar teriam provocado tremor na Bahia

0

Após o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) descartar a possibilidade de ter sido um abalo sísmico, novos indícios levam a crer, que o caso se tratou na verdade da queda de um meteorito. Esta é a hipótese levantada por Débora Rios, geóloga do departamento de Geociências da UFBa.

Ainda segundo ela, o ‘barulho’ ouvido por moradores de diversos bairros da capital baiana foi por conta da explosão desse meteorito. “A hipótese é que tenha ele (meteorito) tenha explodido quando passava pela região de Ondina, Horto Florestal.. Daí, o barulho que as pessoas relatam de ter ouvido”.

E o tremor? “Na verdade, por conta da explosão desse provável meteorito, tenha sido gerado um grande deslocamento de ar, o que explica, as trepidações de janelas, portas…”.

Por fim, a geóloga pede o apoio das pessoas, que, nas redes sociais, relatam terem visto uma “bola de fogo no céu da capita baiana antes do barulho da explosão”.

“Precisamos ouvir os depoimentos dessas testemunhas para traçar uma possível rota desse meteorito, até mesmo buscar por fragmentos e desvendar de vez o que ocorreu. Então, é importante caracterizar como seriam esses fragmentos: são rochas muito pesadas, com tonalidades bastante escuras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here