Relatório de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal está pronto para ser apresentado à ONU

0

O relatório “Práticas de Prevenção ao Crime Urbano na América Latina”, que será apresentado no 13º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, de 12 a 19 de abril de 2015, em Doha, no Qatar, já está pronto. O documento, que tem como tema central “Integração de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal na Agenda as Nações Unidas em Geral para Enfrentar os Desafios Sociais e Econômicos e e Promover o Estado de Direito nos Níveis Nacional e Internacional, com a Efetiva Participação Pública”, foi elaborado pelos membros do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (Coplad), durante o encontro da entidade, nos últimos dias 3 e 4, em Belém, no Pará. Composto exclusivamente por especialistas com notório saber jurídico, o Coplad tem entre os seus integrantes o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia Geder Gomes, único membro do Ministério Público do Brasil a integrar o comitê de forma permanente.

Após dois dias de reunião, terminou nesta terça-feira, 04, a Assembleia Geral do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (Coplad), em Belém, com a aprovação do relatório que será elaborado para apresentação no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, que ocorrerá no Qatar, em abril de 2015 e com o anúncio da criação do Núcleo do Coplad na Amazônia que terá a sua sede em Belém a partir do mês de dezembro. Na foto, Izabela Jatene, integrante do Comitê Gestor do Pro Paz. FOTO: SIDNEY OLIVEIRA/ AG. PARÁ DATA: 04.01.14 BELÉM-PARÁ

Na assembleia de Belém, a última realizada pelo Coplad antes da reunião de 2015 no Qatar, Geder Gomes foi um dos palestrantes e falou sobre o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), uma experiência exitosa desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. No encontro, que contou com a participação de representantes de 19 países latino-americanos, além da aprovação do relatório que será apresentado à ONU, foi anunciada a criação do Núcleo do Coplad na Amazônia. A sede será inaugurada no próximo mês de dezembro em Belém e vai coordenar todos os estudos e pesquisas na área de prevenção ao crime na Amazônia, por meio de um programa gerencial que terá conexão direta com a sede do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção e Tratamento de Delinquentes (Ilanud), localizado em San José, na Costa Rica, e também com o centro internacional da ONU, localizado em Viena, na Áustria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here