Rótulos de alimentos terão alerta sobre quantidade de açúcar

0

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, apresentou uma proposta para rotulagem de alimentos vendidos no Brasil: os rótulos devem ficar na parte frontal de produtos ultraprocessados, com advertências em relação ao excesso de nutrientes prejudiciais à saúde, como sódio, gordura e açúcares.

Occhi apresentou a proposta na 71ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele também apresentou acordo com a indústria para redução de açúcar em alimentos ultraprocessados. As medidas visam facilitar a compreensão do consumidor e trazer orientações claras para escolhas mais saudáveis.

Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que o excesso de peso atinge 54% da população nas capitais brasileiras; e 18,9% dessas pessoas estão obesas. Os dados foram obtidos pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

A discussão de um novo modelo de rotulagem está sendo conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a participação de universidades. A meta é que, ao final do processo, seja feita uma consulta pública com a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here