Sistema de emissão de carteira de trabalho ficará suspenso na Bahia

0

A partir de sexta-feira (5), o sistema de emissão de carteira de trabalho vai ficar suspenso no interior da Bahia e na região metropolitana de Salvador. Para quem mora na capital, a suspensão no serviço começará no dia 12 de dezembro.

Por isso, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) orienta que os trabalhadores da Bahia que desejarem solicitar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho e previdência social (CTPS), ainda este ano, deverão antecipar as solicitações.

O sistema de emissão voltará ao normal na Bahia a partir do dia 2 de janeiro de 2015.

1335805873carteiradetrabalho

“O serviço vai precisar ser suspenso porque o Ministério está implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa mudança, o Ministério vai agilizar o processo de produção da carteira”, explicou em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (3) o chefe do setor de políticas de trabalho, emprego e renda da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Carlos Melo. Ainda segundo ele, com a mudança, o documento poderá ser entregue de forma imediata em alguns postos.

Se o trabalhador conseguir uma oportunidade de emprego durante o período da suspensão, e tiver sem o documento, o empregador pode admitir este funcionário, que pode ficar sem a carteira por um prazo de 30 dias. Nesse período, o empregador tem que fornecer ao empregado um documento onde conste a data de emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de seu pagamento. Se o empregado não possuir a carteira na data em que for dispensado, o empregador lhe fornecerá atestado de que conste o histórico da relação empregatícia

A SRTE ressalta que a emissão da carteira de trabalho é um serviço que precisa ser agendado. O telefone é (71) 3329-8431 ou através do site do Ministério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here