Terremoto assusta moradores de Itanhém, extremo sul da Bahia

0

Um tremor de terra de pequena magnitude foi registrado na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia, na noite de quarta-feira (10). Moradores relataram que as paredes de algumas casas chegaram a rachar. Moradores afirmaram que ocorreram alguns tremores em intervalos de cerca de 5 segundos. Não há registro de desabamentos e nem de feridos.

Segundo o professor George Sande, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasilia (Obsis),o tremor de magnitude 2,7 foi registrado por volta das 21h44 e durou alguns segundos. O observatório monitora e detecta abalos, através de sismógrafos instalados em todo país.

terromoto-04

A moradora da localidade de Vila Salomão, em Itanhém, Arlete Viana de Castro, técnica de enfermagem, sentiu o tremor quando estava dentro de casa.

“A casa começou a tremer. Muita gente sentiu janela balançando também. A maioria das pessoas teve impressão de uma batida, um estrondo. Durou cerca de um minuto”, relatou.

Já o morador da localidade de Sulzinho disse que também estava em casa quando sentiu o tremor e inicialmente pensou que se tratava de uma explosão. “As paredes ficaram tremendo e teve um estrondo”, conta.

Um dos distritos onde o tremor aconteceu é local de extração de  minério e, segundo o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), essa pode ser a causa do tremor, porque as explosões acabam interferindo no movimento das placas tectônicas.

itanhem

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here