Versão eletrônica da CNH para celular estará disponível em 2018

0

O Ministério das Cidades anunciou nesta terça-feira (25/7) o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A novidade foi aprovada em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e estará disponível em fevereiro de 2018. A CNH Eletrônica é a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa com vantagens adicionais, como o uso em aplicativos no celular.

Com esta ferramenta os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. É importante ressaltar que a CNH impressa continua sendo emitida normalmente. Como a decisão é recente, o Detran-DF ainda vai se posicionar para explicar como vai funcionar na prática.

Além disso, com o dispositivo, os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.

“Não medimos esforços para atender da melhor forma possível o cidadão, que está a cada dia mais conectado. A sociedade mudou e nós temos que acompanhar e facilitar os meios de identificação”, afirma o ministro das Cidades Bruno Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here