Sesab divulga balanço do primeiro dia de Carnaval

0
Reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue. Estas são algumas das ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o período do Carnaval 2019, que tiveram investimentos em torno de R$2,5 milhões.
E nesta sexta-feira (1º), primeiro dia do Carnaval, em Salvador, a Sesab divulga seu balanço parcial. As ocorrências médicas contabilizadas nas últimas 24 foram sete agressões físicas no circuito do Campo Grande, que foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (3), Eládio Lasserre (1), Ernesto Simões Filho (2) e Unidade de Emergência do Curuzu (1).  Essas unidades de saúde, juntamente com os hospitais Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho e Subúrbio receberam reforço de plantões para atenderem as demandas do período da folia.
Tem ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá  e Cajazeiras, que serão monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade.
E o HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, a unidade tem  outro equipamento à disposição da população, que é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar. O centro está apto a receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente. O espaço é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento. As vítimas que chegam passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para os leitos adequados à gravidade dos ferimentos
Violência contra a mulher
Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual.
Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, com funcionamento nas 24horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas. Até o momento não foram registradas ocorrências provenientes do circuito do Carnaval.
Prevenção
Quando o a assunto é prevenção, a Sesab procura inovar para incentivar os foliões utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C).  Este ano, em uma ação inédita a pasta da saúde vai oferecer internet sem fio de alta velocidade para os foliões que retirarem preservativos nos locais de distribuição  instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. Os postos fixos disponibilizarão o serviço e, além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, que utilizarão uma mochila que compartilha Wi-fi gratuitamente.
Com velocidade cerca de 10x maior que a atual rede 4G, a mochila compartilha a conexão com até 300 usuários, com um alcance de 50 metros de raio. Os usuários acessam a rede, fornecem seus dados básicos e já estão usufruindo da internet de alta velocidade. Cada mochila tem autonomia de 5 horas e pode ser recarregada na rede elétrica.
Para os interessados, os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis iniciam o atendimento às 16h. Nos cinco dias de folia, estima-se que mais de 1.500 atendimentos serão realizados nos postos do Estado localizados em Salvador e Porto Seguro, com previsão de mais de 5.000 exames.
Hemoba no Carnaval
Com o slogan “Essa letra não pode faltar no Carnaval, doe sangue”, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2019 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. No balanço parcial de quinta e sexta-feira (28 e 01) até às 18 horas, 279 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 191 bolsas de sangue e 24 cadastros de Medula Óssea.
O posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionou normalmente até esta sexta-feira (01). Amanhã (02) vai funcionar  das 7h30 às 12h30, fecha no domingo, voltando a funcionar normalmente na segunda e terça-feira (4 e 5), das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, começará o atendimento a partir das 13h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here