Bahia é o estado com maior número de homicídios do país, aponta estudo

0

Um estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais apontou a Bahia como o estado que computou o maior número de mortes por arma de fogo no Brasil em 2014. O estudo objetivava a construção de um Mapa da Violência no país e apresentou um crescimento de 400% nos homicídios nos últimos 30 anos. As vítimas, em sua maioria, são homens, jovens e negros.

“Todos nós nos horrorizamos com o massacre do Carandiru, onde no fim do século passado morreram 111 detentos fuzilados no presídio do Carandiru. Foi um escândalo internacional, mas em nosso país, todos os dias acontece um Carandiru e meio, exatamente um Carandiru e meio, e ninguém se preocupa”, explicou Júlio Waiselfiesz, coordenador dos estudos sobre a violência.

De acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), 5.450 homicídios ocorreram na Bahia em 2014, 840 a mais que o Rio de Janeiro. No estudo coordenado por Waiselfiesz, o estado do Sudeste aparece na terceira colocação, enquanto o Ceará, outro nordestino, é o segundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here