Máfia do Carvão: Ex-prefeito e ex-vereador de Carinhaanha são presos em operação policial

0

Uma operação policial realizada em todo o estado resultou na prisão, na madrugada desta sexta-feira (22), do ex-prefeito do município de Cariranha, Geraldo Pereira Costa (PSDB), conhecido na região como Piau, e do ex-vereador e ex-candidato a deputado estadual Jader Wilton Oliveira Costa (PRP), o Jainha.

Segundo informações da polícia, alguns dos homens procurados conseguiram fugir, mas outras prisões foram realizadas na cidade pelos policiais que procuraram os homens na região em cerca de 25 viaturas e com a participação do Ministério Público, Ibama, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Segundo informações, o pai do ex-vereador também foi preso e outras prisões também foram efetuadas em Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.

Operação Policial

Dezoito pessoas já foram presas na operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMARH), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o IBAMA, que está ocorrendo desde a madrugada desta sexta-feira (22), em onze cidades baianas. No total, são 29 mandados de prisão.

As cidades são Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho de Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos, Vitória da Conquista e Salvador. A Operação foi iniciada após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal, um repasse dado pelas indústrias, que são obrigadas a manter um índice de sustentabilidade exigido pelo governo.

As prisões são para os envolvidos no esquema fraudulento nos diversos órgãos, produtores e comerciantes de carvão. Além dos mandados de prisão, a expectativa é que também sejam executados 34 mandados de busca e a apreensão de 50 caminhões. A operação conta com cerca de 150 policiais civis, 25 promotores públicos, seis fiscais do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), além de homens da PRF e do IBAMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here