Segurança pública realizou cerca de 20 mil prisões em 2015

0

O planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) resultou no aumento da produtividade policial estadual em 2015. Na comparação com 2014, o número de prisões em flagrante subiu 6,1%, totalizando 19.739 suspeitos capturados. Foram cumpridos ainda 3.557 mandados de prisão, 52,9% a mais do que em 2014, além de 4.998 armas tiradas das ruas, dado 8,1% maior na comparação com o mesmo período.

De acordo com a SSP, cerca de cinco toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack, entre outras) foram apreendidas pela polícia na Bahia, em 2015. “Parabenizo os policiais baianos pelo empenho e força de vontade em melhorar a segurança para os baianos. Temos limitações, mas reconhecemos a dedicação do Governo do Estado em investir na área. Nesta quinta-feira (7) entregamos o oitavo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) desta gestão, desta vez na cidade de Maraú, dando melhores condições para os nossos efetivos e ampliando a integração”, afirma o secretário Maurício Barbosa.

destaque_14600717771

O investimento na nova unidade foi na ordem de R$ 1,63 milhão. A inauguração do Disep em Maraú acontece menos de uma semana após a última entrega, realizada pelo governador Rui Costa no sábado (2), em Itapé. Além dessas duas unidades, já foram inaugurados os distritos integrados de Uruçuca, Bonito, Iguaí, Capim Grosso, Buritirama e Bom Jesus da Lapa.

Redução de crimes violentos

Além do aumento da produtividade policial, o ano de 2015 foi marcado pela redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Os CVLI englobam, além das ocorrências de homicídio, também latrocínio e lesão corporal seguida de morte e tiveram diminuição de 1,1% na Bahia no ano passado, em comparação com 2014.

O Prêmio por Desempenho Policial (PDP), que tem como objetivo valorizar os integrantes das forças de segurança do estado, vai ser pago pelo Governo do Estado a 9.884 servidores baianos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o investimento na premiação referente à atuação dos servidores no ano de 2015 será de R$ 15 milhões.

Os servidores que receberão a gratificação integram 21 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) que, no ano passado, superaram a meta (-6%) ou submeta (-3% até -5,9%) de redução no número de CVLIs em relação ao ano de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here