Itaberaba registra pior saldo de empregos formais nos últimos 12 anos

0
Hospital Regional de Itaberaba

De acordo com os dados divulgados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, nesta sexta-feira (23) em Florianópolis, Itaberaba registrou a maior taxa de desemprego dos últimos 12 anos.  As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED apontaram que o município perdeu 301 postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2014.

De acordo com o CAGED, o setor que mais demitiu foi o de construção civil, que dispensou 421 profissionais entre janeiro e dezembro de 2014, seguido do setor de  industria de transformação com 51 demissões. Já o setor do comercio, gerou 137 novos postos de trabalho e o de serviços com 79 novas contratações no mesmo período.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

Na região, o município de Ipirá teve um saldo positivo de 566 novos empregos, o município é seguido por Iaçu, com 101 postos de trabalho, Ruy Barbosa com 60 e Boa Vista do Tupim com um acréscimo de 7 novos postos de trabalho com carteira assinada.

GEDSC DIGITAL CAMERA

A Bahia encerrou o ano de 2014 com um saldo de 22 mil novos empregos formais, de acordo com dados divulgados, na sexta-feira (23), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Foi o pior desempenho dentro do período em que a série histórica está disponível, em 2002.

Os números representam um aumento de 1,23%, em relação ao ano de 2013. Os destaques na geração de vagas foram o setor de serviços, com saldo positivo de 24 mil novos postos no ano, e o comércio, com 8,9 mil. A atividade econômica que mais puxou o saldo para baixo foi  da construção civil, que encerrou 2014 com menos 7,6 mil empregos, seguida da indústria de transformação, com menos 1,8 mil vagas, e da agropecuária, que perdeu mil postos de trabalho.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) terminou o ano com 4,5 mil novos empregos. No mês de dezembro, quase todas as atividades tiveram resultados negativos, à exceção do comércio e da indústria extrativa mineral, que se mantiveram estáveis, com 0,01% e 0,53%, respectivamente.

No último mês do ano passado, a Bahia perdeu 20,7 mil postos de trabalho. O município de Porto Seguro foi o que gerou o maior número de vagas no mês de dezembro, com mais 655, enquanto Salvador registrou a maior perda, de 5.976.

Nacionalmente, 2014 também não vai deixar saudades em se tratando de mercado de trabalho. O Brasil gerou apenas 396.993 novos empregos, pior resultado desde 2001. A indústria de transformação e a construção civil lideraram as perdas, com menos 163.817 e 106.476, respectivamente.

Os serviços e o comércio tiveram aumentos de 476.108  e 180.814 no número de postos. O maior volume de demissões ocorreu em São Paulo, seguido de Minas Gerais e do Paraná. O resultado ainda tem forte impacto de questões sazonais, como a conclusão de obras na construção civil.

Apesar dos números negativos, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, comemora, segundo informe publicado no site do ministério. “O Brasil vive o pleno emprego, com regiões onde a taxa de desemprego está abaixo dos 3%, caso do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Em 2015, como os prognósticos da economia são mais positivos que em 2014, acreditamos que vamos continuar gerando empregos”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here