Jovem negro é o perfil dos que mais morrem de forma violenta em Itaberaba

1

Em média, 100 a cada 100 mil jovens com idade entre 19 e 26 anos morreram de forma violenta no Brasil em 2012, mostra o Mapa da Violência 2014, que considera morte violenta a resultante de homicídios, suicídios ou acidentes de transporte (que incluem aviões e barcos, além dos que ocorrem nas vias terrestres de circulação).

O estudo mostra que nos anos 1980 a taxa de mortalidade juvenil era 146 mortes por 100 mil jovens, passou para 149 em 2012. Se a média geral não mudou significativamente com o passar do tempo e o aumento populacional, a causa, sim. Naquela década, as causas externas, que independem do organismo, eram responsáveis pela metade do total de mortes dos jovens.

Já em 2012, dos 77.805 óbitos juvenis registrados pelo Sistema de Informações de Mortalidade (Sim), do Ministério da Saúde, 55.291 tiveram sua origem nas causas externas. Mais de 71% do total. Os homicídios e os acidentes de transporte são os dois principais responsáveis por essas mortes, segundo o relatório.


Em Itaberaba estes números também são preocupantes, de acordo com o estudo publicado pela  Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) no Mapa da Violência, o município de Itaberaba alcançou o 127º lugar das cidades mais violentas do Brasil.

homicidios

O relatório aponta os números de mortes violentas ocorridas por homicídios, suicídios e acidentes de transito que ocorreram no município de Itaberaba entre os anos de 2008 e 2012 e destaca também o perfil dos que mais morrem desta forma.  De acordo com os dados, Homens, jovens, negros formam o perfil dos que mais morrem de forma violenta em Itaberaba.

brancos e negros

mortes no transito

suicidio

Baixe os relatórios completos nos links abaixo:

1 COMENTÁRIO

  1. Jovem negro é o perfil da maioria da Bahia então se os negros são maiorias não tem como morrer mais branco! o negocio é o seguinte tem que matar todos traficantes fortes e da uma pena dura pros traficantes considerados comuns ou menores uma boa parte da violência estaria resolvida o governo tem que investir mais em segurança o que não esta acontecendo fora Dilma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here