Roubo de celular em Itaberaba, você poderá ser a próxima vítima

1

Nos últimos meses cresceu de forma assustadora os relatos de assaltos na cidade de Itaberaba e na maioria dos casos o interesse dos “cramunhões” se voltaram para os aparelhos celulares, por ser um objeto fácil de ser repassado.

A notícia continua após esta Publicidade

No WhatsApp, pelo menos 10 relatos são compartilhados diariamente sobre este tipo de crime, cometidos principalmente por dupla armada à bordo de uma moto que ataca pessoas que praticam caminhadas nas avenidas da cidade ou até mesmo sentadas na porta de casa.

A polícia faz o que pode com os recursos que tem, e é comum as prisões de elementos  portando diversos celulares de origem não comprovada. Mas apesar de todos os esforços, o cidadão pode adotar medidas que dificultem a ação dos criminosos e até mesmo facilitar a recuperação do bem roubado.

119281489_smart_pho_371268c

O site Itaberaba Notícias separou uma lista de precauções que você pode adotar para aumentar a sua segurança e também uma lista de aplicativos que podem te ajudar, caso você seja roubado.

  • Não o deixe o celular à mostra enquanto o carrega em ruas de grande movimento. Procure deixá-lo no bolso, bolsa e preferencialmente com o modo silencioso (vibrar) ativado.
  • Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, não o deixe sob a mesa ou balcão. Qualquer momento de distração pode ser suficiente para uma ação mal intencionada.
  • Evite atender ligações em vias públicas. No caso de ligações urgentes, procure um estabelecimento onde você possa entrar para atender a chamada com mais segurança.
  • Cuidado ao usar o celular em automóveis com o vidro aberto. Um motociclista ou mesmo um pedestre podem facilmente agarrar seu aparelho e se distanciar rapidamente.
  • Não é sua obrigação atender toda e qualquer chamada. Na grande maioria dos casos, nada lhe impede de ligar de volta. Portanto, quando você estiver em locais ou situações de pouca segurança, controle o impulso de atender a chamada e retorne quando estiver em segurança.
  • Em casas noturnas, em situações nas quais você não vai precisar do seu celular, dê preferência por deixá-lo na chapelaria do local. Caso não haja e seu carro estiver em um estacionamento privado, é mais seguro deixá-lo no carro.
  • É comum que pessoas tenham em casa celulares antigos e mais baratos. Quando for a lugares com risco de assaltos ou mesmo de perda, procure utilizar esses aparelhos. Assim, no caso de perda ou roubo, o prejuízo é menor.
  • Jamais deixe seu celular à mostra no interior de veículos.
  • Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações mais comuns no Brasil. Além da multa de R$85,13, acarreta em 4 pontos na CNH e potencializa os riscos de abordagens criminosas.
  • Assim como em computadores, smartphones requerem programas antivírus, especialmente se utilizados com frequência na internet.
  •  Semanalmente, faça um backup dos seus arquivos. Você não pode prever a perda do aparelho, mas pode prevenir a perda dos arquivos.
  • Cuidado ao armazenar fotos e vídeos sensuais. Você perderá noites de sono se seu aparelho cair em mãos erradas.
  • Descubra o número secreto do seu celular (IMEI) digitando *#06# para informá-lo à operadora em caso de roubo ou perda. Dessa forma, ele é bloqueado independente de seu cartão SIM estiver inserido.

cel

Agora que você já sabe como se proteger contra um eventual furto você pode reforçar ainda mais a sua segurança instalando um aplicativo para rastrear a localização do seu celular caso ele seja perdido ou roubado. Pesquisando nas lojas de aplicativos do seu sistema operacional, você encontrará uma infinidade de APP gratuitos ou pagos com diversas funcionalidades que podem localizar via GPS a posição exata do aparelho, capturar uma imagem da tela, registrar fotos e vídeo do ambiente em volta do aparelho, esta função pode registrar até uma foto do rosto do ladrão ou pessoa que está de posse do seu aparelho…

veja a lista:

1. Where’s My Droid

Esta app tem uma das funcionalidades mais interessantes desta lista. Quando você tiver o seu Android roubado, poderá enviar uma mensagem de texto que vai acionar um toque no seu smartphone, mesmo que ele esteja em silêncio. Enquanto isso, você recebe outra mensagem de texto com as coordenadas GPS do smartphone que recebeu a mensagem.

Além disso, a versão Pro do celular permite que você tire fotos ao assaltante, bloqueie o celular e apague apps que contêm informação importante e confidenciais.

2. Plan B

Esta é uma app que eu aconselho que você baixe o quanto antes. Ele também localiza o seu celular usando o GPS e em seguida envia a localização para o seu email do Gmail.

Em alguns celulares, o Plan B pode ativar o GPS e enviar uma localização a cada dez minutos. Para celulares que não tenham esse recurso, você pode enviar uma mensagem e receber as coordenadas no email.

3. Android Lost Free

Com esta app você não vai apenas recuperar o seu celular perdido. Você vai também encher muito o saco do ladrão! Com esta app você pode acionar o alarme para ficar com a tela piscando, ativar e desativar o GPS, a conexão Wi-Fi, limpar o cartão SD e obter a lista de ligações recentes. Ele ainda permite que você tire fotos ao assaltante.

Outro ponto positivo é que esta app pode ser instalada depois do smartphone ser roubado, visto que a sua instalação pode ser feita de forma remota.

4. SeekDroid Lite

Esta app permite que você bloqueie o celular de forma correta, envie um alerta, recuperar o registro das ligações mais recentes ele funciona mesmo que o celular não tenha um cartão.

A conta Pro (que é feita através de uma assinatura mensal) permite acompanhar todos os movimentos do smartphone, gerando um mapa de toda a história do seu percurso. Ele pode ser usado em vários dispositivos e permite que você defina um aviso sempre que o celular sair de uma localidade específica.

5. AntiDroidTheft

Este aplicativo é bem mais simples. Ele permite localizar o seu celular via GPS, controlar as modificações realizadas no cartão e ver as fotos que o ladrão tem tirado.  Existem vários testemunhos de pessoas que usaram a app e que tiveram o seu celular de volta!

6. Cerberus

Apesar de ter uma versão grátis, esta app tem ainda uma versão paga. Ela dispara o alarme remoto, o armazenamento interno das informações e bloqueio remoto do celular. Ele ainda permite que grave o áudio das ligações do celular. A versão grátis tem a duração de uma semana, enquanto que a versão Pro permite que use até cinco dispositivos numa única conta.

7. Prey Anti-Theft

Esta app já obriga que você faça a instalação antes de ter o celular roubado. Para ter o smartphone Android de volta, você apenas necessita de enviar uma mensagem com as palavras “Go Prey”, marcando o dispositivo como perdido. Depois disso, você vai ter acesso constante as localização do celular. A app fica escondida e só pode ser desinstalada consoante a utilização de um código.

8. Find My Phone

O FInd My Phone é uma app bem simples que permite fazer o rastreamento usando o GPS. Envie uma mensagem com a palavra “findme” e a partir daí o celular passará a ser rastreado. Esse texto pode ser enviado a partir do celular de um amigo ou de um serviço de SMS’s gratuitas.

9. Lookout Security & Antivírus

Esta app usa o Google Maps para encontrar o seu celular. Depois disso você pode fazer tocar um alarme bem alto e depois bloquear o celular remotamente. No caso do seu celular ficar sem bateria, ele fornece a última localização encontrada. Ele também faz um backup de toda a informação, sendo que a mesma pode ser visualizada no próprio site da app.

10. McAfee Antívirus

Apesar de ser uma opção mais “fraca” do que as anteriores, o McAfee também pode ser uma boa escolha na hora de guardar o seu Android. Esta app traz a opção de sete dias de teste, mas se quiser manter no seu celular terá de pagar cerca de 30 dólares por ano. Com este valor, você terá a opção normal anti-roubo, proteção antivírus além do backup de dados e de uma função de restauração desses mesmos dados.

 

1 COMENTÁRIO

  1. eu tenho uma solução,pra eles q gosta de ta cortido nos bar fim de semana…passa o rodo!deixa levar de um parente meu q mostro,vado e gato nem era pra ta na cadeia…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here